quinta-feira, 25 de julho de 2024

Sempre na linha da frente


Festa de São Tiago Maior, Apóstolo

O CAMINHO DE SANTIAGO
Tiago, filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João, um dos primeiros discípulos de Jesus, era uma personalidade impetuosa completamente comprometida. Ele também foi o primeiro mártir dos discípulos de Jesus. O seu zelo suportou o peso do sacrifício.

No início de Seu ministério, Jesus estava pregando perto de Cafarnaum, um lugar de pescadores, sobre o Reino de Deus. Entre os ouvintes estavam dois jovens, Tiago e João, filhos de um pescador chamado Zebedeu. Jesus pregou de um barco de pesca de propriedade de Simão Pedro, que, com seu irmão André, também eram pescadores e provavelmente estavam envolvidos em negócios com os Zebedeus.

Depois de prega Jesus pediu a Pedro para levar o barco mais para dentro do lago. Pedro tinha passado algum tempo com Jesus, até mesmo O tinha recebido em sua casa, e embora os pescadores tivessem pescado na noite anterior sem sucesso, Pedro atendeu ao pedido. Uma vez no mar, os pescadores baixaram as redes e, para seu espanto, havia uma pescaria tão grande que ameaçava a robustez das redes, ameaçando até mesmo a estabilidade do barco.

Os irmãos Zebedeu testemunharam o milagre e trouxeram o seu barco para perto do de Pedro e baixaram as suas redes, que imediatamente se encheram de peixes também. Pedro, agora com medo, pediu ao Senhor que partisse.

Os Evangelhos não registram a reação dos irmãos Zebedeu, mas podemos deduzir de seu relacionamento subsequente com Jesus qual pode ter sido a sua resposta. Um dos irmãos, João, tornou-se o “discípulo amado”, o apóstolo mais próximo de Jesus. João reconheceu Jesus logo no início como o Cristo, mas mais, a Sabedoria de Deus, a Palavra, o Logos que estava com Deus no começo dos tempos. Podemos supor que seu irmão Tiago tinha um pouco do mesmo entendimento intuitivo.

Tiago não apenas testemunhou o milagre do peixe, mas ele estava com Pedro e João no monte Tabor quando Jesus foi transfigurado. Ele estava com Jesus nas muitas vezes em que Ele curou os doentes. Numa ocasião, em uma sinagoga, um homem possuído exigiu saber o que Jesus queria dele, clamando que sabia que Jesus era o "santo de Deus". Além disso, Tiago ouviu as parábolas e sermões, ouvindo palavras tão fortemente colocadas, tão surpreendentemente verdadeiras, que sua fé foi solidificada; ele sabia que este era o Cristo.

Tiago, junto com seu irmão João, aprenderam que Jesus, um artesão de Nazaré, conhecia as pessoas, realmente as conhecia — o seu passado e futuro, as suas suspeitas e problemas. Além disso, o milagre do peixe informou Tiago que esse homem não só conhecia cada humano, mas também cada criatura: de que outra forma ele saberia onde cardumes de peixes estavam localizados no lago? Assim, Tiago e João vieram a saber que Jesus não era apenas o tão esperado Messias, mas a eterna Verdade falada e escrita, o Logos. Jesus era, e é, Deus feito carne.

Sobre os detalhes da vida de Tiago, pouco mais se sabe. Sua mãe, de acordo com Mateus (27:56), estava presente na crucificação, assim como seu irmão João. Marcos (15:40) diz que a mãe de Tiago era Salomé, esposa de Zebedeu. João (19:25) sugere que Salomé era irmã de Maria, o que, se for verdade, significaria que Jesus e Tiago eram primos. Salomé, se fosse tia de Jesus, foi suficientemente audaciosa para pedir a Jesus que seus filhos Tiago e João tivessem o privilégio de sentar-se ao lado dele no Céu. Jesus respondeu que somente se eles pudessem beber de Seu cálice de sofrimento. A sua disposição em fazê-lo explica o apelido de Jesus para os dois irmãos, os "Filhos do Trovão". A disposição e o fervor de Tiago explicam o seu martírio precoce.

Tiago foi executado em 44 d.C. pelo neto de Herodes, Herodes Antipas, que governou um grande território sob os imperadores romanos Calígula e Cláudio, incluindo a Judeia e a Samaria. Antipas era obsequioso aos romanos e também aos judeus; portanto, ele era um perseguidor de cristãos e, por uma razão desconhecida, mandou decapitar Tiago, conforme registrado no Livro de Atos (12:2). (Cf. Russell M. Lawson, in https://catholicexchange.com)

 

Conclusão:

Tiago esteve sempre na linha da frente na escola e seguimento de Jesus.

Foi dos primeiros a ser chamado, a seguir, a acompanhar Jesus nos momentos especiais.

O primeiro a manifestar vontade de beber o ‘mesmo cálice de Jesus’, o primeiro a ser martirizado.

Tiago e seu irmão eram conhecidos como Filhos do trovão. Em geral o trovão vem depois do relâmpago. Neste caso ele esteve sempre à frente. Devíamos antes dizer que era Filho do Relâmpago.

Ver também:

Cinco ilusões de Salomé

O sonho de qualquer mãe

Um pedido absurdo

O cálice de Jesus

Rezar com os pés

Caminhando com Santiago

Festa de Santiago

Santiago

O caminho de Santiago

Mãe dos filhos de Zebedeu

Santiago de Compostela

Servir

 

Sem comentários: