segunda-feira, 25 de julho de 2016

Festa de Santiago


Pedir que deixem de ser discípulos:

Ordena a estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda…

Jesus respondeu aos filhos para que o entendesse a mãe:
- Sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a mim concede-lo… Meu pai é que designa… Quem és tu e quem sou eu para designar isso?! É preciso colocar-se nas mãos de Deus…

Eu quero responder à mãe para que me entendam os filhos:
- Não sabeis o que estás a pedir… Isso é negar a condição de discípulo. Que se sentem? Jesus chamou-os não para se sentar, mas para o seguir, não para estar, mas para andar. E por isso os chamou não estando sentado, nem estando, senão andando. Sendo pois expressamente chamados para ir atrás de Cristo, querem agora não andar, senão estar sentados, nem atrás de Cristo senão ao seu lado… Devem seguir e não sentar-se, servir e não ser servidos. 
O pedido da mãe é a renúncia da vocação dos seus filhos.



Sem comentários: