segunda-feira, 22 de julho de 2024

O jardineiro de serviço


Festa de Santa Maria Madalena

Madalena viu Jesus e pensou que era o jardineiro...

Por quê um jardineiro?

A explicação é realmente tão simples quanto o facto de que um jardineiro é a única pessoa que faria sentido para Maria estar naquele lugar, entre os túmulos, tão cedo pela manhã. É sim provável que o jardineiro, o encarregado desse espaço, estivesse no seu local de trabalho logo pela manhã.  

E ainda... as Escrituras realmente nos deixam com detalhes desnecessários apenas por uma questão de precisão histórica? Não é provável. Cada palavra que vem de Deus tem o objetivo de nos levar a ponderar. Visto dessa luz, o que vemos quando olhamos para o "jardineiro" cujo rosto Maria Madalena contemplou?

Tudo isto aponta para outro jardineiro que estava de serviço.

Jesus é o “Jardineiro” que semeou a sua palavra no coração de Maria Madalena, podou e cortou os brotos doentes de sua vida e arrancou o que a impedia de florescer... para que ela pudesse florescer e crescer! Foi Jesus — o Bom Pastor, o Cordeiro de Deus, o Messias, mas também o Jardineiro — que salvou a vida de Maria da destruição. O Bom Pastor deixará as noventa e nove em busca da única alma, carregando-a para casa em suas costas se for preciso. Mas é o Jardineiro que revira o solo dos nossos corações, segurando gentilmente o nosso queixo e virando as nossas cabeças para enfrentar as nossas fraquezas, as nossas falhas, os nossos fracassos e a nossa dor, não para nos destruir, mas para nos ajudar a crescer. O cultivo do jardineiro é doloroso e provoca lágrimas, mas o fruto da sua obra é eternamente doce.

“O jardineiro corta os brotos verdes da raiz do arbusto, não para matar a rosa, mas para fazê-la florescer mais lindamente” (Fulton Sheen).

 

À margem:

A) Este evangelho Jo 20, 1.11-18 é a confirmação de Mt 7,7-8:

Pedi, e ser-vos-á dado, procurai, e encontrareis; batei, e hão de abrir-vos. Pois, quem pede, recebe; e quem procura, encontra; e ao que bate, hão de abrir (Mt 7,7-8).

De facto, Madalena procurou o Senhor e… encontrou-o bem perto.

B) Também santo Agostinho reviu-se neste mesmo versículo de Mateus, tal como Maria Madalena:

Tarde vos amei

Vós estáveis dentro de mim,

mas eu estava fora,

e fora de mim Vos procurava;

Estáveis comigo e eu não estava convosco.

(Confissões, X, 27-38)

C) A experiência de Maria Madalena é a incarnação do Salmo 62 (63) proposto para o salmo responsorial da liturgia da palavra deste dia:

Senhor, desde a aurora vos procuro.

D) Tal como nos reconhecemos uns aos outros pelo nosso nome próprio, tal aconteceu entre Maria Madalena e Jesus - eu conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me e eu chamo a cada uma pelo seu nome (Jo 10,1-14).

 

Ver também:

Procurar e ser encontrado

De apóstolo a pecadora

Onde está Jesus

Mulher porque choras

O jardineiro das almas

Mais e melhor

O amor é o 1º a falar

Enxugar lágrimas

Lágrimas de Maria Madalena

Vi o Senhor

Mirófora

Não me detenhas

Ele não conheceu corrupção

Maria Madalena

Ver Jesus

 

Sem comentários: