segunda-feira, 7 de março de 2022

Porque tive fome


2ª feira – I semana da quaresma

 

Um cartaz:

Ama a todos:

Porque o próximo é Jesus

Porque Jesus é o próximo

 

Uma paráfrase

Eu tive fome, e tu deste a minha comida ao teu gado de exportação.

Eu tive fome, e tu continuaste a banquetear como o ricaço da minha parábola.

Eu tive fome, e tu plantaste, no lugar do meu feijão, imensidades de cana-de-açúcar.

Eu tive fome, e tu fabricaste da cana-de-açúcar combustível para o teu automóvel.

Eu tive fome, e tu mataste com o esgoto da tua fábrica os peixes de nosso rio que diminuíram

tantas vezes a minha fome.

Eu tive fome, e tu destruíste o mato onde eu colhia tanta coisa para comer.

Eu tive fome, e tu destruíste no óleo 80.000 pintinhos para manter o preço alto.

Eu tive fome, e tu despejaste no rio milhares de litros de leite, leite salvador para milhares de vida infantis.

Eu tive fome, e tu jogaste no lixo toneladas de comida preciosa que sobrava dos ambientes de luxo.

Eu tive fome, e tu me expulsaste da minha roça, com teu Projeto Pró-Álcool, para uma favela da cidade.

Eu tive fome, e tu vendeste o stock de comida, por milhões de dólares, na exportação.

Eu tive fome, e tu me encheste com armamentos destruidores de civilização.

Eu tive fome, juntamente com milhares de criancinhas, e tu deixaste morrer mil delas por dia só na tua terra, que eu tanto abençoei com a riqueza natural.

Eu tive fome, e tu não me deste de comer.

Cf. Pe. Guilherme, Rio de Janeiro

 

Uma canção:

Senhor, dai pão a quem tem fome

E fome de justiça a quem tem pão.

Dai-me seguir a mesma estrada

Que termina onde todos são irmãos.

Dai-nos fé, dai-nos amor,

Dai-nos coragem de morrer

Para que os homens

Tenham medo de matar.

 

Dai-nos fé, dai-nos amor,

Dai um caminho para todos,

Pois muitos já não sabem onde andar.

Senhor, dai-nos paz que não é trégua

E voz que não reboa pra ferir,

Prudência pra falar primeiro,

De nunca usar a força,

Mas de ouvir.

 

Dai-nos fé, dai-nos amor,

Dai-nos coragem de sorrir

Para que os homens

Tenham medo de odiar.

Dai-nos fé, dai-nos amor,

Dai um caminho para todos,

Pois muitos já não sabem mais amar.


Cf. Pe. Zezinho

Clicar aqui para ouvir

 

À margem:

Quando te fizemos isso?

Quando é que não te prestamos assistência?

De facto, muitas vezes não sabemos quando fazemos o bem ou quando deixamos de fazer porque é necessário fazê-lo sem olhar a quem.

 

Ver também:

A esmola da palavra

Ovelhas e cabritos

Versão do outro lado

Porquê

Fazer

Aproximar-se ou afastar-se

Omissão

 

Sem comentários: