quinta-feira, 17 de março de 2022

O pecado da indiferença


5ª feira – II semana da quaresma

"Lázaro também teria alguns pecados, como têm os escravos; mas esses purgaram-se pela sua pobreza, pela sua miséria, pelos seus trabalhos.

E o rico também teria algumas boas obras, como hoje têm os senhores. Mas essas pagou-lhas Deus com os bens que logram nesta vida. De sorte que os ricos e os senhores têm nesta vida o seu paraíso, e os Lázaros e os escravos o seu purgatório. E na eternidade o contrário – Os pobres terão o seu paraíso enquanto os ricos o seu purgatório." (cf. Pe. António Vieira, século XVI)

 

A riqueza do pobre e a pobreza do rico.

Os pecados de Lázaro e as virtudes do rico.

 

As virtudes e os defeitos do pobre Lázaro

Virtudes:

Contentava-se com as migalhas

Não reclamava

Era pacífico e amigo (cães junto dele)

Deixou-se levar pelos anjos

Padeceu os males na terra

Defeitos:

Jazia (passividade)

Desejava, mas não procurava

Não pedia ajuda

 

As virtudes e os defeitos do rico epulão

Virtudes:

Não fez o mal ao pobre, nem o maltratou

Preocupado com os irmãos

Pediu ajuda, ergueu a voz

Chamou 3 vezes Pai a Abraão

Reconheceu Lázaro junto de Abraão

Defeitos:

Não fez o bem

Na terra não reparou no pobre

Foi indiferente ao sofrimento do outro

Arrependeu-se tarde demais

Não deu ouvidos a Moisés nem aos profetas

Encheu os seus dias de bens e prazeres

Não pensou na outra vida

Só se apresentou virtuoso no paraíso

 

Conclusão:

O rico foi condenado não por ter feito o mal, mas por não ter feito o bem.

Jesus condena não a riqueza, mas a indiferença, não condena os bens materiais, mas o egoísmo.

Oração:

Só peço a Deus

Que a guerra não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que a fome não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que a pobreza não me seja indiferente

Só peço a Deus

Que a dor não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que a violência não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que a injustiça não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que a opressão não me seja indiferente.

Só peço a Deus

Que o futuro não me seja indiferente.

(Cf. Léon Gieco, Cantor argentino, canção de 1978).

 

Ver também:

A riqueza da humildade

Pobres Lázaros somos nós

Saber ver

Epulão

Abraão e o rico epulão

O fardo da pobreza e o da riqueza

O rico e o pobre

Mini-sermão

A pobreza do rico

 

Sem comentários: