domingo, 20 de março de 2022

Dar nova oportunidade


Ano C – III domingo da quaresma

Do Evangelho

Dar uma nova oportunidade – é a conclusão da segunda parte do trecho do evangelho de hoje.

- Deixa a figueira ainda este ano, pois vou cavar à volta e deitar-lhe adubo… Talvez venha a dar fruto.

Faz-me lembrar os filhos ou os alunos quando são chamados a atenção por algumas atitudes desadequadas e dizem:

- Não me castigue agora. Dê-me uma nova oportunidade.

A quaresma é esta nova oportunidade que nos é dada para mostrarmos o que valemos ou o que podemos fazer.

Eis o tempo favorável, o tempo da salvação, o tempo das oportunidades…

Da primeira leitura

1º apontamento:

Javé, apareceu num arbusto seco ou espinheiro, porque é sensível ao povo que sofria. Eu vi o sofrimento do povo…

Porque Moisés viu o arbusto a arder sem acabar? Porque não há fim do jogo, tudo tem de continuar, há que ter perseverança… arder, mas não se consumir.

Moisés aproximou-se do espinheiro a arder e viu que Deus estava lá.

Deus está no fogo, nas chamas, está nos espinhos, nas dificuldades, nos obstáculos, está na opressão, no povo que sofre.

2ª apontamento:

A primeira coisa que Javé disse a Moisés no Horeb foi – Tira as sandálias…

Sente o chão, fica sensível. Pisa o chão, sê realista.

Sê sensível como Eu, diz o Senhor, porque eu vi a situação miserável do povo, escutei o seu clamor, conheço as suas angústias, desci para libertar… Tira as sandálias, pisa o solo como teu, sê sensível, realista como eu.

3º apontamento:

Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob

Porque é que se diz o Deus de Abraão, o Deus de Israel e o Deus de Isaac? Não são três deuses, mas para dizer que cada patriarca conheceu Deus de uma maneira própria, específica, pessoal. As experiências de Deus de uns podem ajudar os outros, mas cada um deve ter o seu caminho, a sua vivência.

Todos somos diferentes, Deus é o mesmo, nas as nossas experiências dele devem ser diferentes. Nós nascemos originais, Deus nos fez assim. Não deixemos que o mundo nos transforme em cópias.

Cada patriarca conheceu a Deus à sua maneira específica – um como amigo, outro como servo e outro como santo, conforme Dn, 3, 35:

Não nos retireis a vossa misericórdia por amor de

Abraão vosso amigo, de Isaac vosso servo e de Jacob vosso santo.

Cada um de nós faz a experiência de Deus segundo a sua situação existencial, segundo a sua experiência ou identidade própria.

4º apontamento

Moisés disse:

- Quem sou eu para ter semelhante missão?

E Deus respondeu:

- Eu estarei contigo…

O que realmente conta não é quem somos, mas com quem estamos ou com quem vamos…

 

Ver também:

Sermão das árvores

Cada árvore é um livro

Florir de novo

 

Sem comentários: