terça-feira, 22 de março de 2022

Quanto devo perdoar


3ª feira – III semana da quaresma

Tentação da quantidade

Quantas vezes devo perdoar

Quanto custa

Quanto me deves

Quanto tenho

Quanta gente

Quanto falta

Quanto pesa

Parece que estamos mais preocupados com a quantidade do que com a qualidade.

Parece que valorizamos mais o número do que com o conteúdo.

Parece que queremos mais o exterior do que o interior, o parecer do que o ser.

Quanto ao perdão não pode haver quantidade, mas qualidade, totalidade, atitude permanente, isto é, perdoar sempre, tudo, a todos, sem limites.

 

O exemplo de Deus

Conta-se que certo homem pecou e pediu perdão a Deus. E o Senhor lhe perdoou. O homem, sentindo-se leve e feliz, continuou o seu caminho. Mais adiante, porém, cometeu um novo deslize. Triste e envergonhado por haver errado novamente, tornou a Deus: Peço-te que me perdoes esse segundo pecado, disse ele. O Senhor, admirado, perguntou-lhe: Segundo? e qual foi o primeiro?

O que Deus perdoou, Ele esqueceu; o que Ele esqueceu, não precisamos lembrar.

Mesmo que eu morresse esta noite e me apresentasse diante de Deus no céu e lá, dissesse:

- Senhor Deus, sabe aquele pecado que cometi tal dia?

Deus iria dizer:

- Que pecado, filho?

 

Ver também:

Copiar 490 vezes

Só perdoa a quem perdoa

Totalidade

Setenta vezes sete

70 X 7

A fórmula do perdão

Perdoar é elevar

Perdoar para ser perdoado

Saber contar, saber perdoar

Perdoar sempre

Como nós perdoamos

Perdoar é libertar-se

 

1 comentário:

Quintal Vieira disse...

Queres ser feliz por um instante? – Vinga-te!
Queres ser feliz para sempre? – Perdoa!