terça-feira, 8 de março de 2022

A oração das orações


3ª feira – I semana da quaresma

Jesus disse: Não pode ter o perdão de Deus Pai quem não der o perdão de irmão ao seu semelhante.

São Cipriano dizia: Não pode ter Deus como pai quem não tem a Igreja como mãe.

Devemos acrescentar: Não pode ter Deus por pai quem não tem o próximo como irmão.

 

O Pai Nosso é a oração:

- Do perdão porque é a oração dos pecadores, de todos nós.

- Da igreja porque é a oração dos filhos.

- Da fraternidade porque é a oração dos irmãos.

- É a oração por excelência, pois não podemos encontrar outra oração mais perfeita – é a oração de quem sabe rezar.

 

À margem 1

Ao proclamar o evangelho de hoje tive uma distração.

Pareceu-me que Jesus me advertia:

- David, quando pregares, não digas muitas palavras para não pensares que serás mais ou melhor ouvido por falares muito.

 

À margem 2

Uma vez, durante a missa com jovens, convidei-os a escrever o texto do Pai Nosso numa folha. A reflexão seria apenas isso. No início alguns barafustaram… outros tiveram dificuldade, mas por fim todos ficaram satisfeitos pela experiência. Foi a melhor maneira de interiorizar essa oração, de saborear cada palavra, de prestar atenção aos pormenores. A esferográfica mais parecia uma seringa a injetar a mensagem nas suas veias. Foi o Pai Nosso como injeção!

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que quando sentia aridez nas orações, bastava rezar o Pai Nosso pausadamente para se inebriar.

Quanto a mim, quando não sei o que rezar ou como rezar… basta-me escrever o texto do Pai Nosso num rascunho e o entusiasmo brota no meu íntimo e envolve-me completamente.

 

Ver também:

Jesus no Pai Nosso

Uma só família

Palavras proibidos na oração

Multa paucis

Sem palavras

Compreendendo o Pai Nosso

Receita contra a secura

Os sete pês

Pai nosso

 

Ver ainda:

As 128 mensagens da etiqueta PAI NOSSO

 

Sem comentários: