terça-feira, 29 de março de 2022

A culpa é dos outros


3ª feira – IV semana da quaresma

- Queres ser curado?

- Eu quero, sim!

- Então por que é que não entras na piscina?

- A culpa é dos outros, que não me ajudam a levar a minha enxerga até lá, já lá vão trinta e oito anos.

Então Jesus disse-lhe:

- Levanta-te, toma a tua enxerga e anda, isto é, assume a culpa e não atribuas a outrem.

No mesmo instante o homem ficou são e carregou a sua enxerga, ou então, carregou a sua enxerga e ficou são.

Ele ficou curado quando deixou de atribuir a culpa aos outros, quando deixou de se considerar vítima da irresponsabilidade dos outros.

 

Também nós só somos curados ou perdoados quando assumimos a culpa e não nos desculpamos com os outros…

 

A culpa é sempre dos outros, ou seja, a culpa nunca é minha.

- Ah se os outros me ajudassem

- Ah se os outros fossem melhores

- Ah se os outros me apoiassem

- Ah se dependesse de mim

- Ah se a minha família fosse diferente

- Ah se as circunstâncias fossem outras

- Ah se eu tivesse vivido naquele tempo

- Ah se os outros rezassem por mim

- Ah se …


À margem:

Parece-me que este homem curado é alguém ingrato ou mal-agradecido. De facto, depois de ter sido curado, foi denunciar o seu benfeitor: Foi Jesus quem me disse para tomar a enxerga  e andar. Foi Jesus quem me curou. 

Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus por fazer isto num dia de sábado.

Talvez o homem pensasse que estaria a fazer uma boa ação, indicando o nome de Jesus e o seu grande poder.

Em todo o caso, Jesus faz o bem, mesmo quando não recebe gratidão ou reconhecimento, mesmo quando é perseguido por ser bom.

 

Ver também:

Carregar a cruz

A cura de um preguiçoso

Toma a tua enxerga

Os cinco pórticos

Curar o corpo e a alma

Paralisias várias

Diálogo


Sem comentários: