segunda-feira, 6 de março de 2017

Versão do outro lado

2ª feira - I semana da quaresma

A parábola do Juízo Final, vista do outro lado

O inferno já estava cheio e fora ainda uma longa fila de pessoas para entrar. O diabo foi obrigado a fechar a porta. Proclamou:
- Há só um lugar livre, e como é lógico deve ser para o maior dos pecadores. Está no meio de vós alguém que tenha cometido vários homicídios?
Para encontrar o pior de todos, o diabo começou a examinar os pecadores que estavam na fila.
A um certo momento, viu um em quem não tinha reparado antes. Perguntou-lhe:
- Tu o que é que fizeste?
- Nada. Eu sou um homem bom e estou aqui apenas por engano.
Murmurou o diabo:
- Certamente que fizeste alguma coisa. Todos fazem alguma coisa.
O homem convencido disse:
- É verdade. Mas eu nunca me meti em nada. Vi como os homens perseguiam ouros homens, mas não participei nessas loucuras. Deixam que as crianças morram de fome ou vendem-nas como escravas. Marginalizam os idosos como se fosse lixo. Não fazem outra coisa senão excogitar maneiras para se atraiçoarem uns aos outros. Mas eu resisti sempre à tentação de me meter nessas coisas sujas, e nada fiz. Nada.
O diabo, incrédulo, perguntou-lhe:
- Tens a certeza de que vistes isso tudo? E não fizeste absolutamente nada?
- Vi tudo com os meus olhos.
O diabo insistiu:
- E não fizeste nada?
- Não!
O diabo sorriu e disse:
- Entra, meu amigo. O lugar livre é para ti.


Sem comentários: