segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Um rico que não abriu mão


2ª feira – VIII semana comum

 

- Falta-te uma coisa – disse Jesus

- O quê?

- Abrir mão de tudo o que tens… e fazer o bem.

 

Abrir mão – é libertar-se para poder agarrar o verdadeiro tesouro, é ceder, é seguir Jesus que sendo rico se despojou para enriquecer a todos.

Fazer o bem – é completar a observância dos Mandamentos, O homem rico até então evitava o mal (não roubava, não matava, não cobiçava, não desprezava os pais…). Precisava de começar a fazer o bem. De facto, não basta evitar o mal, mas é preciso fazer o bem.

 

À margem:

Dizem que o verdadeiro homem rico do Evangelho ainda estava para vir. Era o jovem Saulo ou Paulo de Tarso. Rico, influente, cumpridor, mas que soube abrir mão de tudo isso, fazendo o bem e seguindo a Cristo. São Paulo é assim a versão positiva do jovem rico do Evangelho.

O Jovem rico, pintado por Heinrich Hofmann

Johann Michael Ferdinand Heinrich Hofmann (19 de março de 1824 - 23 de junho de 1911) foi um pintor alemão que nasceu em Darmstadt e morreu em Dresden. É principalmente conhecido por suas numerosas pinturas que retratam a vida de Jesus.

 

Pormenores e mensagens da pintura:

- Jesus olha os olhos do jovem, com misericórdia, sem julgar nem condenar. Jesus conhece o pensamento e o coração de cada homem

- Jesus aponta para os pobres. Dá aos pobres. Queres alcançar a Vida eterna? Ela está ao teu alcance na figura dos pobres.

- Jesus aponta com as duas mãos para a frente. O jovem rico está dividido, pois aponta só com uma mão e para trás ou escondendo-a.

- Jovem olha para o lado. Quer ganhar o céu, mas não se quer esforçar, nem abrir mão. A mão na anca ou quadril mostra a sua passividade.

- O jovem mostra a mão vazia. Mais cedo ou mais tarde terá de abrir mão de toda a sua riqueza, não voluntariamente.

- A luz está mais além, no horizonte, por detrás dos pobres, para onde o jovem não quer olhar. Ele quer sair do quarto escuro e não se dispõe a avançar para a luz.

- Olhar triste do jovem, pesaroso, porque o seu coração estava pesado com tantas riquezas

- Jovem ricamente vestido – para seguir a Jesus é preciso despojar-se e vestir igual a Ele. Queres ser igual a mim? Liberta-te dessas vestes…

- Dá aos pobres. O que tens a mais os pobres têm a menos. É por isso que o pobre está sem manto.

- A figura feminina representa a comunidade. Ela olha com pena a figura do jovem. O seu olhar é de condenação enquanto o de Jesus é de compaixão.

- A mão direita do jovem está apoiada na mesa. Representa a sua insegurança ou a falsa segurança.

- O rosto sem barba do rico mostra a sua juventude. É a idade dos sonhos, mas da falta de realização e de decisão. O jovem situa-se entre o querer e o ser.

 

Ver também:

Rico sem nome

A agulha e o camelo

Outras versões

Saber a lei de Deus

O jovem indeciso

O pobre jovem rico

Encontro

Nem pobres nem ricos

Um indeciso sem pressas


Sem comentários: