domingo, 10 de outubro de 2021

Um indeciso sem pressa


Ano B – XXVIII domingo comum

Três demónios que discutiam a respeito da melhor forma de controlar a vida do Jovem rico do Evangelho. Procuravam a melhor maneira de o fazer desistir dos seus propósitos e aspirações de vida eterna com Deus.

O primeiro demónio falou:

- Vamos dizer-lhe que não existe o céu. Destruindo este incentivo da recompensa, o seu desejo de trabalhar para alcançar a vida eterna cairá por terra.

O segundo demónio disse:

- Vamos dizer-lhe que não existe inferno. Assim, tirando-lhes o medo do castigo eterno, o seu empenho no trabalho não mais existirá.

O terceiro demónio deu sua sugestão:

- Eu tenho uma ideia melhor. Vamos dizer a esse jovem que não há pressa. Assim procurará adiar indefinidamente a sua decisão, esfriando pouco a pouco, até que esqueça por completo estes seus desejos.

E todos os três disseram a uma só voz:

- É isto mesmo! Vamos dizer-lhe que não tenha pressa de entrar na vida eterna. Não seja precipitado. Não tenha pressa. Deixe isso para amanhã, para mais tarde, para o final da vida… e assim ele será um dos nossos.

 

Conclusão:

Quem não se decide, quem não tem pressa, quem adia para o futuro qualquer empenho de vida eterna, está a desistir dos eus propósitos e sonhos.

Nós sabemos o que devemos fazer.

Façamo-lo depressa e bem.

 

Ver também

Nem pobres nem ricos

Encontro

Parábola da indecisão

Saber os mandamentos

O jovem indeciso

O rico sem nome

A agulha e o camelo

Outras versões

O pobre jovem rico

 

Sem comentários: