sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

A quem queremos obedecer


Memória de São João de Brito, Mártir, 1647-1693

Diante dos irmãos

O missionário João de Brito vestia-se como os indianos para que eles seguissem o exemplo e se revestissem da fé e da santidade como ele.

Interessava-se pelos assuntos dos indianos para que os indianos também se interessassem pelos assuntos dos cristãos.

Era um irmão entre eles para que eles fossem um irmão com ele.

 

Diante de Deus

Narrativa do seu martírio: No local do suplício, o padre Jesuíta João de Brito avançou para os seus perseguidores e pediu-lhes somente alguns minutos para preparar-se para a morte. 

“Caiu imediatamente de joelhos e, a face voltada para o oriente, permaneceu como raptado em êxtase. Entrementes, uma multidão inumerável cercava o local; e, um pouco mais longe, permanecia um grupo de neófitos que quiseram seguir seu Pai até o fim de sua carreira. Todos, pagãos e cristãos, tinham os olhos fixos no homem de Deus, e confundidos num mesmo sentimento de admiração, pareciam respeitar, por um grande silêncio, a prece do mártir. Entretanto chegou o carrasco encarregado da execução, com uma espada na mão. Não ousando interromper (o santo) na sua prece, maquinalmente tomou uma pedra aguda e começou a afiar a sua arma. O Pe. Brito então fez o Sinal da Cruz, levantou-se e, com o rosto resplandecente duma alegria divina, avançou para o carrasco, abraçando-o afetuosamente e dizendo-lhe: ‘Meu amigo, eu já rezei a meu Deus; fiz o que devia fazer; agora faz tu o que deves fazer. Eu obedeci a Deus, agora obedece tu aos teus senhores, executa agora a ordem que te foi dada’”. 

O carrasco, emocionado, teve que repetir vários golpes até decepar aquela cabeça venerável. Depois, segundo a ordem que havia recebido, decepou os pés e as mãos do mártir, prendeu-os à cabeça decepada e ao resto do tronco, colocando tudo no alto de um poste para que todos vissem.

Era o dia 4 de fevereiro de 1693, na missão de Maduré, Província de Malabar ou de Cochim, Índia.”

E nós obedecemos a quem?

Estamos do lado de Deus ou do lado dos senhores?

Nós damos ou tiramos a vida?

 

Diante do povo

Na primeira leitura o Ben-Sirá faz o resumo da vida e ação do Rei David, cuja história terminamos ontem de escutar na liturgia da Palavra.

Sugere dois símbolos para identificar a vida de David.

Em primeiro lugar a luta – A espada pode ser esse símbolo. Ele lutou contra Golias, contra os inimigos para trazer a paz ao seu povo. Portanto, com a espada defendeu sempre o seu povo.

Em segundo lugar temos a harpa para acompanhar os salmos ou os louvores do Senhor. Proporcionou ao povo, cantores, salmos e tudo o mais que servisse para louvar o Senhor.

Conclusão – A vida de David resume-se a espada e harpa, defender e animar. Não basta defender exteriormente, é preciso animar interiormente.

 

Ver também:

Vestir a camisola

A mãe do mártir João de Brito

S. João de Brito

João de Brito

 

Sem comentários: