terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Assim tocamos corações


3ª feira – IV semana comum

Algum tempo atrás perguntaram-me se eu tocava algum instrumento musical.

Respondi com humildade:

- Antes de ser padre tocava órgão na igreja, acompanhando os cânticos nas celebrações. Deixei de praticar, pois não é possível tocar e presidir à celebração. A partir daí procurei aprender a tocar um outro instrumento.

- Qual?

- O mesmo instrumento que Jesus toca.

- Está a brincar. Que eu saiba Jesus não tocava nenhum instrumento, nem harpa, nem cítara nem mesmo saltério para acompanhar os salmos...

- Enganas-te. Jesus era um génio em tocar corações.

É isso mesmo que apreciamos na longa página do Evangelho de hoje.

Jesus tocava os corações e deixava que os corações o tocassem.

E quando isso acontecia todos entoavam louvores a Deus, na terra e nos céus.

Era assim que Jesus tocava e todos começavam a cantar.

Jesus tocava através da sua palavra ou da sua voz, do seu olhar, do seu exemplo, da sua graça, do toque da sua mão poderosa, mas cheia de ternura, afinando os corações com o bater do seu próprio coração.

Quem quer aprender a tocar algum instrumento?

Vamos todos aprender a tocar corações… com a nossa palavra, com a nossa oração, com a nossa caridade, com o nosso exemplo.

É assim que tocamos corações.

E quem toca corações assim, cá na terra, até no céu é escutado, pois os anjos e os santos cantam de alegria.

Que eu nunca me canse de aprender a tocar o coração de Deus!

 

Ver também:

Cordeirinha levanta-te

Jovem levanta-te

Talitha kum

Também Deus chora

 

Sem comentários: