segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Pensamento social (1)


Pensamento e ação social do Pe. Dehon

Está a decorrer em Roma, de 13 a 18 de fevereiro, a IX Conferência Geral dos Dehonianos (SCJ) sobre o tema: Os dehonianos em compromissos sociais (o impacto do amor de Deus na nossa sociedade)

 

Para nos inspirar e ajudar a refletir, partilhamos algumas citações do Pe. Dehon sobre essa matéria.

 

O que pensava, escrevia, ensinava e fazia o Pe. Dehon no compromisso social:

 

Envergonhemo-nos por termos feito tão pouco até hoje pela causa de Jesus Cristo e dos trabalhadores. Vamos agir, em vez de agitar. Atuemos. Mãos à obra! (Crónica do Sudeste, março 1899)

 

Confesso ter assistido muitos Congressos, desde há vinte e cinco anos. Sempre os considerei como retiros de grande fervor. (Os nossos congressos IV, OSC II, 370)

 

Não censuramos a riqueza justamente adquirida. Ela é um direito absoluto. Pelo contrário, gostaríamos que ela estivesse melhor distribuída. (A renovação cristã I, Edição portuguesa, 91)

 

Diante da atual crise, para os homens sem fé, sem bravura, sem generosidade, só resto o desânimo, o pessimismo; para os valentes, os corações nobres, os apóstolos, o que se impõe é a ação. (A renovação cristã, I, Edição portuguesa, 96)

 

Quando um navio está em perigo, à visto do porto, a testemunha tímida e fraca reza, chora, se lamenta; a corajosa, sem tergiversar, lança-se ao mar, para ir salvar os náufragos, e isso lhe parece muito natural. Assim é na questão social. (A renovação cristã, I, Edição portuguesa, 96)

 

O que queremos estudar, sobretudo, são as causas morais da nossa imensa desordem social, e a primeira que encontramos, é o desvio religioso e doutrinal. O que falta à nossa sociedade é Deus. (A renovação cristã, II, Edição portuguesa, 112)

 

É preciso agir. O mal é imenso, o remédio está em nossas mãos. Estudemos, divulguemos a verdade, organizemo-nos. O poder social está hoje nas mãos do povo. É preciso ir ao povo. (A renovação cristã, II, Edição portuguesa, 127)

 

É preciso agir, mas antes deve-se estudar as questões sociais, para não agir cegamente e sem discernimento. (A renovação cristã, II, Edição portuguesa, 167)

 

É preciso agir com obras e associações. Falar é bom, mas agir é melhor. Os verdadeiros defensores dos fracos, os verdadeiros democratas cristãos são aqueles que hoje criam caixas de créditos rurais, secretariados do povo, instituições de previdência. (A renovação cristã, III, Edição portuguesa, 168)

 

O Evangelho nos ensina que Jesus curava os corpos para chegar às mentes, e multiplicava os pães para santificar as almas. (A renovação cristã, IV, Edição portuguesa, 208)

 

Uma das formas mais atuantes de apostolado é a imprensa. (A renovação cristã, IV, Edição portuguesa, 210)

 

A vitória será dos mais atuantes. (A renovação cristã, IV, Edição portuguesa, 210)

 

Vamos ao povo para esclarecê-lo, instruí-lo, amá-lo. Vamos a ele com um programa social preciso, com obras realmente populares, com uma atividade incessante. (A renovação cristã, IV, Edição portuguesa, 213)

 

O verdadeiro e belo progresso é o da dignidade humana. (A renovação cristã, VI, Edição portuguesa, 282)

 

A agitação social não é, como se poderia crer, a consequência duma questão de estômago. É uma questão de equidade, de moral e de justiça. (A renovação cristã, VIII, Edição portuguesa, 333)

 

O padre deve intervir na atual refrega social, não apenas por oportunismo, que seria bastante justificado, mas por um estrito dever de justiça e de caridade, e em rigoroso cumprimento do seu ministério pastoral. (A renovação cristã, VIII, Edição portuguesa, 333)

 

Nosso Senhor, para conquistar as almas, não curou ele os corpos, alimentou os famintos no deserto e encheu a rede dos pescadores? (A renovação cristã, VIII, Edição portuguesa, 341)

 

As novas necessidades requerem, evidentemente, nova metodologia. É preciso que a Igreja saiba mostrar que não é apenas apta para formar almas piedosas, mas também para fazer reinar a justiça social, da qual são ávidos os povos. Para isso, é preciso que o padre se dedique a novos estudos e a novas obras. (A renovação cristã, VIII, Edição portuguesa, 343)

 

É urgente que se tomem medidas imediatas e eficazes para socorrer os mais desfavorecidos. Isso não é uma questão de esmola, mas uma questão de justiça. (A renovação cristã, VIII, Edição portuguesa, 343)

 

Somente o Evangelho pode fazer reinar a justiça e a caridade. (O Reino do coração de Jesus, Agosto 1903)

 

A democracia ou será cristã ou não será democracia. (O Reino do Coração de Jesus, 1903)

 

A escola sem Deus é um erro social. (Discursos sobre a educação do carácter, in IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 434)

 

A fé nunca extingue o amor da pátria; ela ilumina-a e fortifica-a, como cultiva e faz crescer tudo o que é nobre e bom na natureza.  (Acerca do Patriotismo Cristão, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 310)

 

A história do mundo, é a história da ação providencial de Deus sobre a terra. (Acerca das Letras Cristãs, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 303)

 

A Igreja é a grande escola do patriotismo como é a verdadeira fonte do progresso nas letras e nas artes. (Acerca do Patriotismo Cristão, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 319)

Sem comentários: