terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Pensamento social (2)


Pensamento e ação social do Pe. Dehon

 

Está a decorrer em Roma, de 13 a 18 de fevereiro, a IX Conferência Geral dos Dehonianos (SCJ) sobre o tema: Os dehonianos em compromissos sociais (o impacto do amor de Deus na nossa sociedade)

O impacto do amor de Deus na nossa sociedade

Para nos inspirar e ajudar a refletir, partilhamos outro conjunto de citações do Pe. Dehon sobre essa matéria.

 

O que pensava, escrevia, ensinava e fazia o Pe. Dehon no compromisso social:

 

A religião não diminui o amor à família, mas torna-o mais verdadeiro e mais ardente.  (Carta aos seus pais, 10/01/1866, Inv. 218.10, AD: B18/9.10)

 

As nações caminham para a decadência quando perdem o sopro religioso. (Para Além dos Pirinéus, Ed. Pontificaux, Paris, Pág. 223)

 

Constatei, nas viagens, que o homem é naturalmente religioso, que todos os povos têm sempre honrado o divino e que o ateísmo moderno é uma monstruosidade contra a natureza.  (NQ, 1925, Pág. 103)

 

Cumprir tranquilamente as funções ordinárias do Santo Ministério já não basta. É preciso ir à procura das almas. É preciso esforçar-se por ganhar os homens sobretudo os operários.  (O Padre, Homem de fé e do estudo, Congresso Eclesiástico de Bourges, in IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, pág. 577)

 

Jovens cavaleiros, este deve ser o vosso ideal, este deve ser o vosso plano de vida: o livro e a espada devem caracterizar a vossa vida, o estudo e a ação militante devem completá-la. (O sonho do jovem cavaleiro, 1903, in in I Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1979, Pág. 620)

 

Jovens, é preciso agir! Na vossa idade deve-se ter espírito de combatividade. (Discurso aos antigos alunos de São João. 08/08/1887, AD: B36)

 

Não se diga que quem trabalha para o mundo e para as honras tem mais ardor que nós que trabalhamos para Deus e para o céu. (NHV, volume III, Outubro 1865 – Outubro 1869, Pág. 16)

 

O futuro pertence a quem tiver nas suas mãos a formação das novas gerações. (A Educação e o Ensino segundo o Ideal Cristão, Prefácio, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 270)

 

O livro é bom, mas não é tudo. O livro na mão esquerda e a espada na mão direita. O livro, é a oração, é a leitura, o estudo pessoal feito na sua mesa e o estudo comunitário feito no Círculo. A espada, é a luta, o ataque e a defesa; é a ação social dos sindicatos, das caixas de crédito e dos secretariados do povo. O livro e a espada, tais são, caros jovens, as armas do vosso brasão. A igreja faz-vos seus cavaleiros. (O sonho do jovem cavaleiro, 1903, in I Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1979, Pág. 621)

 

O padre do nosso tempo deve ser o homem dos estudos e das obras sociais.(O Padre, Homem de fé e do estudo, Congresso Eclesiástico de Bourges, in IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, pág. 578)

 

O padre tem o remédio para todos os males da sociedade. (CR, Pág. 231)

 

O patriotismo é uma coisa santa.  (NHV, volume II, Agosto 1864 – Outubro 1865, Pág. 54)

 

O povo será amigo do padre e da Igreja quando o padre se tornar amigo do povo.  (Renovação Social Cristã, 1900, in III Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edição CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1984, Pág. 368)

 

O progresso é a lei da humanidade. Deus propõe o desígnio do progresso material para que possa superabundar o progresso espiritual.  (O Reino do Coração de Jesus, 1900)

 

O que é preciso é investir, lutar, ir ao povo e fazer como se tudo dependesse de nós. Então somente Deus nos ajudará e agirá como só ele sabe. (NQ, 10 de Janeiro de1892, Pág. 99)

 

O reino do Coração de Jesus será preparado pelo estudo, pela oração e pelo sacrifício, e consumado pela ação, pelo zelo, pelas obras. (CR, Pág. 273)

 

O rumo impresso à educação depende particularmente da ideia que se tem acerca do homem perfeito. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 276)

 

Os dias do congresso social valiam mais do que um retiro para mim. (NHV, volume V, Julho 1870 – Setembro 1873, Pág. 208)

 

Os padres para a sacristia, é esta a palavra de ordem dos maçónicos… (CR, Pág. 231)

 

Por todos os meios de apostolado, pelas revistas, pelos livros, pelo santo ministério, devemos trabalhar pelo Reino do Coração de Jesus nas famílias e nas sociedades. Não conheço ideal mais belo que este. (Carta aos alunos de Bergen-op-Zoom, 02/02/1919, Inv 260.15, AD: B19/5)

 

Quais são os deveres do padre relativamente à vida social? São três: Estudar, ensinar e agir. (Catecismo Social, 1898, in III Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edções Dehonianas, 1976, Pág. 73)

 

Somente o ideal cristão abarca todos os elementos da perfeição humana. (Acerca da Educação Cristã, in “A Educação e o Ensino Segundo o Ideal Cristão”, IV Volume das Obras Sociais de Leão Dehon, Edizione CEDAS (Centro Dehoniano Apostolato Stampa) – Andria, 1985, Pág. 277)

 

Sou e quero continuar a ser um humilde apóstolo das encíclicas sociais. É o caminho luminoso e a esperança da salvação. Leão XIII quererá abençoar aquele que foi apenas o pequeno fonógrafo das suas encíclicas. (O Reino do Coração de Jesus, Setembro 1903)

 

Vós padres, ide aos vivos, ide aos homens, ide ao povo e não passareis mais por uma triste ave de funerais. (O reino do Coração de Jesus, Abril 1895)

 

Se a injustiça social não é pecado então não existe mais nenhum pecado. (Diretivas Pontifícias, 122)

 

Sem comentários: