segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sinal de Jonas

2ª Feira - XVI Semana Comum

No Evangelho de hoje: Alguém pede a Jesus um sinal. Ele responde que tem apenas um sinal a apresentar: o do Profeta Jonas. Mas esse sinal tem 3 significados diferentes consoante, um para Jesus, outro para as gerações de então e outro para nós hoje.

1º - Sinal de Jonas para Jesus: Tal como Jonas esteve 3 dias e 3 noites no ventre da baleia, assim Jesus estará 3 dias e 3 noites no seio da terra. É o sinal da morte e ressurreição.

2º Sinal de Jonas para aquela geração: Tal como Jnas foi o sinal para os nivivitas que ouvirm a sua pregação e se converteram assim essa geração devia ouvir a pregação de Jesus e converter-se. É o sinal da conversão.

3º Sinal de Jonas para os nossos dias: tal como Jonas era intragável pois foi deitado borda fora do barco e depois nem a baleia o tolerou de modo que o vomitou passados 3 dias, apesar de Jonas ser tão intragável, indegesto e insuportável, apesar disso tudo Deus continuou a precisar dele a a ter uma missão importante para ele. É o sinal do chamamento de Deus que não escolhe os qualificados mas qualifica os escolhidos. Apesar de sermos quem somos, Deus precisa de nós.

Sem comentários: