sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fazer o mesmo

Ano C - XV Domingo Comum

Quem é o nosso próximo?
Em geral dizemos que é aquele que precisa de nós mas na Parábola de Jesus, próximo é aquele de quem nós precisamos.
- Quem foi o próximo daquele infeliz?
- Aquele que usou de misericórdia para com ele.
- Então, vai e faz o mesmo, isto é, vai e ama quem usou de misericórdia para contigo. Ama quem te ajudou.
Com quem nos devemos identificar? Com o samaritano ou com o necessitado?
Jesus sugere-nos a identificação com o segundo:
- Não fiques retido por quem te socorreu mas age como ele. Lembra-te que deves a tua sobrevivência a outrem. Ama-o no teu coração e quando tiveres oportunidade, faz por outro o que ele fez por ti.
Todos nós somos necessitados mas há sempre alguém que nos socorre.
Amar o próximo é ser gratos com quem nos ajuda.

Recordo a canção de um amigo meu a propósito desta Parábola:

Na longa estrada de Jericó
um homem sofre e eu vou passar,
vou apressado, vou em missão
mas bate triste meu coração.

Se eu penso em mim tu ficas só,
se eu penso em ti seremos nós.
E a tua dor vai acabar
e eu mais seguro vou caminhar!

Seremos dois a enfrentar
a longa estrada de Jericó.
Não temerei, não temerás
os salteadores que espreitam lá.

E na cidade de Jericó
vamos cear Amor e Pão.
E quem nos vir, há-de pensar:
Vale sempre a pena estender a mão.




Sem comentários: