quinta-feira, 29 de julho de 2010

Santa Marta

Dia da Memória de Santa Marta

Sou Marta quando me atarefo com o imediato;
Tu és Maria quando me fazes ver o fundo das coisas.

Sou Marta quando exijo que caminhes a meu ritmo;
Tu és Maria quando me convidas a repousar no caminho.

Sou Marta quando penso que o ‘fazer’ resume tudo;
Tu és Maria quando no silêncio mostras-me o valor do silêncio.

Sou Marta quando esqueço que tenho coração e alma;
Tu és Maria quando me fazes descobrir a minha vida interior.

Sou Marta quando me desgasto sem saber como, quando ou porquê;
Tu és Maria quando me ensinas a guardar energias para o alto.

Sou Marta quando vivo sem freios nem medidas;
Tu és Maria quando me convidas à paz e ao sossego.

Sou Marta quando digo que creio em Jesus e não o escuto;
Tu és Maria quando me convidas a escutar sem saber se creio.

Sou Marta quando vivo perdido na aparência;
Tu és Maria quando me fazes buscar o transcendente

Sou Marta quando o exterior me enche de ansiedade;
Tu és Maria quando me recordas que no interior está a felicidade.

Sou Marta quando penso que a fortaleza está no que realizo;
Tu és Maria quando me recordas que Deus é inspirador de tudo.

Sou Marta por pôr todo o meu esforço no trabalho;
Tu és Maria se me fazes ver que tudo isso é secundário diante do Mestre.

Sou Marta quando subo e desço, falo e canto, planifico e penso;
Tu és Maria se me chamas ao sossego que nos dá o Mistério.

Sou Marta quando me deixo levar pelo aparentemente válido;
Tu és Maria se me mostras o tesouro da contemplação.

Sou Marta quando me ensoberbece o ruído do mundo;
Tu és Maria se me convidas a afinar o ouvido pelo infinito.

Sou Marta quando me angustiam os problemas de cada dia;
Tu és Maria quando me mostras a fortaleza de Deus e da sua Palavra.

Sou Marta quando ponho no centro de tudo o meu esforço;
Tu és Maria se me fazes ver Deus como fonte de tudo.

Sou Marta quando penso que na velocidade reside o triunfo;
Tu és Maria quando travas os meus caprichos e os meus impulsos.

Sou Marta quando busco e não alcanço, quando trabalho a torto e a direito, quando ponho o acento na pura materialidade;
Tu és Maria quando simplesmente me convidas a parar um pouco e esse pouco que é muito, é nem mais nem menos JESUS CRISTO.

(Adaptado do Pe. Javier Leoz)

Sem comentários: