segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pai Nosso como és

O Pai Nosso de cada dia (40)

Pai Nosso que estás nos Céus…

- Que estás? O Senhor não está
nem o céu é o seu estado.

- Nação? Quem sabe? Talvez!
Reino… Venha a nós o reino?

- Não, que ‘já em vós está…’
está, mas não é, ó Pai,
coisa que possa acabar-se!

Pai Nosso que estás – como és?
Não teu estado, teu ser é minha vida;
faz que eu queira, Senhor, o que queres;
dá-me, enfim, se quiseres, saída.

Também eu sou alegre, estou triste,
sinto-me bem e seu que estou doente,
de contrários minha alma fizeste:
Mistério entre o ser e o estar.

Dá-me o dia que passa,
sol nosso de cada dia,
e junta uma nova conta
a este rosário da vida.

O pão que desce do céu,
o pão vivo é a palavra,
palavra é consolação
que a nossa esperança lavra.

É o pão que vivifica
a alma que dela vive;
é o pão que santifica
quem recebe sua virtude.

É a que faz e é feita,
criadora e criatura;
é a que nos dá direito
à divina ventura.

(Cf. MIGUEL DE UNAMUNO, Creio no futuro, Ed. A. O. Braga, 1985, páginas 27m 36, 43, 58)

Sem comentários: