sexta-feira, 5 de março de 2010

Florir de novo


Ano C - III Domingo Quaresma

Recordo que num dia de inverno acompanhei o meu pai na recolha de lenha. O trabalho era árduo de modo que eu já meio impaciente sugeri-lhe que cortasse uma árvore que se apresentava sem folhas, com a casca áspera, parecia já seca, própria para ser queimada. Apenas ela daria lenha para toda a necessidade, sem mais trabalho nem preocupações.
O meu pai abanou negativamente a cabeça e prometeu-me:
- Daqui a dois meses viremos aqui ver esta árvore e então compreenderás melhor.
Na Primavera lá fomos outra vez os dois e qual o meu espanto: daquela árvore brotavam folhas verdes, como se tivesse ressuscitado.
- Eu pensava que ela estava morta mas afinal...
Então o meu pai concluiu:
- Filho, não esqueças esta lição. Nunca cortes uma árvore durante o inverno. Nunca tomes uma decisão drástica no tempo da adversidade ou enquanto estiveres no teu pior estado de ânimo. Espera. Sê paciente. A tormenta passará. Lembra-te que a primavera vai e volta sempre.
Hoje associo estas recomendações à palavra do evangelho: ‘Deixa ficar esta árvore ainda este ano. Talvez venha a dar frutos.’
É preciso mais gente para melhorar o mundo porque já há muitos para o criticarem, mais gente para acender velas porque já há gente demais para apagá-las.

Sem comentários: