domingo, 23 de janeiro de 2022

Palavra cumprida


Ano C – III domingo comum

III Domingo da Palavra de Deus

1 – Jesus é o Verbo

A Epifania de Jesus na sinagoga – Palavra Incarnada.

Na sinagoga de Nazaré Jesus revela-se como a Palavra feita carne que veio habitar entre os homens. É o Verbo eterno.

Contemplá-lo é ver a Palavra realizada, cumprida, praticada.

É por isso que Jesus diz – hoje cumpriu-se esta palavra da Escritura – porque Ele é a Palavra viva.

 

2 – Melhor versão da Bíblia

Quatro pregadores estavam discutindo o mérito de várias traduções da Bíblia. Um gostava mais de certa versão por causa da sua linguagem simples e bonita. Outro preferia uma edição mais literária porque estava mais próxima do original hebraico e grego. Ainda outro gostava de uma versão contemporânea por causa do vocabulário ecuménico. O quarto pregador ficou quieto por um momento e então disse:

- Eu gosto mais da tradução da minha mãe.

Surpresos, os outros três disseram que não sabiam que sua mãe tinha traduzido a Bíblia. Ele respondeu:

- Sim, ela traduziu a Bíblia com sua vida e foi a tradução mais convincente que eu já vi.

Para este pregador a coisa mais importante não era a melhor tradução, mas aprender a palavra de Deus e praticá-la. A nossa vida é a página da Bíblia que o povo mais lê. De cem homens, um lerá a bíblia; noventa e nove lerão o cristão.

A melhor versão da Bíblia é a Bíblia Praticada por cada cristão.

 

3 – Saber a Bíblia de cor

Um dia alguém na sua conversa comigo citou o Evangelho Lc 4, 21. Com toda a humildade e sinceridade perguntei-lhe o seu conteúdo, pois não sabia o trecho de cor nem conseguia identifica-lo.

O meu amigo ficou muito espantado, para não dizer escandalizado.

- Então tu que és padre não tens a bíblia na cabeça? Não sabes a Bíblia de cor?

- Eu não tenho a Bíblia na cabeça, mas tenho a cabeça na Bíblia. Não sei a Bíblia de cor, mas sei de coração.

De facto, procuro ter a Bíblia no meu pensamento e no meu coração.

 

À margem

Neste Domingo da Palavra, na paróquia onde sirvo, o grupo de leitores preparou e distribuiu a para participante das missas uma fita para atar ao pulso com a citação do dia Lc 4, 21. Assim como os hebreus atam as escrituras na fronte, nos braços e mãos e nas borlas das vestes assim os cristãos levam consigo Palavra Encarnada que é Jesus Cristo. Cada um, em casa devia verifica o que diz tal citação.

Também foram entregues ao Grupo de Leitores e à Coordenação da Catequese um exemplar do Novo Testamento narrado em 22 CDs para ser escutado.

Ver também:

Jesus é Cristo e Apóstolo

Pregação de Jesus

Primeiro sermão de Jesus

Ungido e enviado

Sobre mim

 

Ver ainda:

Primeiro domingo da palavra

 

2 comentários:

Quintal Vieira disse...

Lc 4, 21
Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir.

Quintal Vieira disse...

A Bíblia é atualizada diariamente.
Sempre que alguém cumpre a Palavra de Deus, está a atualizar a Escritura.