terça-feira, 18 de janeiro de 2022

A Estrela da unidade


Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos

18 a 25 de janeiro de 2022

Tema – Vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem (Mt).

Foi preparado pelo Conselho das Igrejas do Médio Oriente, sediado em Beirute, Líbano. Enquanto muitos cristãos celebram o Natal, a mais antiga e principal festa de muitos cristãos orientais é a Epifania, quando a salvação é revelada a todas as nações. É esse tesouro que os cristãos do Médio Oriente querem partilhar a favor da unidade dos cristãos de todo o mundo.

 

Durante estes 8 dias podemos contemplar esta estrela sob vários pontos de vista ou perspetivas diferentes:

 

1 – Estrela do Oriente

É sol e farol que orienta e guia todos os crentes.

2 – Estrela da União

Sinal de que Deus quer caminhar com todos os homens juntos.

3 – Estrela da Esperança

Sinal de que havia nascido o esperado das Nações.

4 – Estrela da Paz

Passa por Jerusalém, a cidade da paz.

5 – Estrela do Céu

Sinal de que devemos olhar para o alto, para Deus, para o que nos une.

6 – Estrela da Partilha

A sua luz partilhada levou à partilha dos tesouros.

7 – Estrela da Vida

Sinal da presença amorosa de Deus no mundo, início de uma vida nova.

8 – A estrela de Jesus

Essa Luz só pode ser Jesus que nasceu para iluminar as nossas trevas.

 

Para cada dia há uma oração própria nos subsídios oficiais e que transcrevemos aqui:

 

1 – Senhor Deus, iluminai o nosso caminho com a luz de Cristo que vai à nossa frende e nos conduz. Esclarecei-nos e vinde mirar em nós. Guiai-nos para descobrir uma pequena manjedoura nos nossos corações, onde ainda dorme uma grande luz. Criador da luz, nós vos agradecemos pelo dom desta estrela que nunca se apaga, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Que ele seja um farol orientando a nossa peregrinação. Curai as nossas divisões e levai-nos para mais perto da Luz para podermos encontrar nele a nossa unidade. Ámen.

 

2 – Deus, nosso refúgio e força, nós vos glorificamos porque sois um Deus justo e defensor do direito. Confessamos diante de vós que frequentemente cobiçamos modelos de liderança. Ajudai-nos a buscar o Nosso Senhor Jesus Cristo não nos palácios dos poderosos, mas na humilde manjedoura e a imitá-lo na sua simplicidade. Encorajai-nos a nos esvaziar de nós mesmos à medida em que vos obedecemos servindo uns aos outros. Assim oreamos em nome de Cristo, que convosco e com o Espírito Santo reina para sempre na glória. Ámen.

 

3 – Ó Senhor, vós nos guiastes para fora da escuridão e nos levastes até Jesus. Iluminastes a estrela da esperança nas nossas vidas. Ajudai-mos a estar unidos no nosso compromisso de trazer aqui o teu Reino de justiça e de paz e assim sermos a luz da esperança para todos os que estão vivendo na escuridão do desespero e da desilusão. Tomai a nossa mão, Senhor, para que possamos ver-vos na nossa vida diária. Ao vos seguirmos, removei o nosso medo e a nossa ansiedade. Ponde a brilhar sobre nós a tua luz e colocai o vosso fogo nos nossos corações para que o nosso amor nos aqueça. Erguei-nos para vós, já que vos despojastes por nossa causa, para que as nossas vidas possam glorificar-vos, vós que sois Pai, Filho e Espírito Santo. Ámen.

 

4 – Bom Pastor, a fragmentação do pequeno rebanho entristece o vosso anto Espírito, Perdoai os nossos fracos esforços e o nosso vagaroso envolvimento no cumprimento da tua vontade. Dai-nos sábios pastores que, tendo um coração como o vosso, reconheçam o pecado da divisão e conduzam as igrejas com correção e santidade para a união em Vós. Nós vos pedimos, senhor, ouvi a nossa prece. Ámen.

 

5 – É Senhor Deus, nosso Pai, enviastes a estrela para conduzir os magos ao vosso Filho nascido em Belém. Aumentai a nossa esperança em vós e levai-nos a perceber o tempo todo que está caminhando connosco, zelando pelo vosso povo. Ensinai-nos a seguir a orientação do Espírito Santo, por estranho que possa parecer o caminho, para que possamos ser conduzidos à nossa unidade em Jesus Cristo, luz do mundo. Abri os nossos olhos ao vosso Espírito e dai-nos coragem na nossa fé, para que possamos confessar que Jesus é o Senhor, adorando-o e alegrando-nos nele como fizeram os magos em Belém. Nós vos pedimos essas bênçãos em nome do vosso Filho Jesus Cristo. Ámen,

 

6 – Compassivo Deus, que destes aos cegos a visão interior para vos reconhecer como seu Salvador, tornai-nos capazes de nos arrepender. Em vossa misericórdia, removei as escamas dos nossos olhos e levai-nos a adorar-vos como nosso Deus e Redentor. No meio da nossa tristeza e apesar da profundidade dos nossos pecados, dai-nos a capacidade de vos amar-vos com todo o nosso coração. Queremos caminhar juntos guiados pela vossa luz, com um só coração e uma só alma, como fizeram os primeiros discípulos. Pedimos que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre nós, para que juntos vos glorifiquemos, vivendo na companhia do Espírito santo e sendo de tudo isso testemunhas para todos ao nosso redor. Ámen.

 

7 – Todo o louvor, glória e ação de graças a vós, ó Deus. Fostes revelado na epifania do vosso Filho, tanto para os que esperaram muito tempo pela vossa vinda como para os que não tinham essa expetativa. Conheceis os sofrimentos que nos cerca, a dor causada pelas nossas divisões. Vedes o mundo em luta e a triste situação de hoje no Médio Oriente – o lugar em que escolhestes nascer, que foi santificado pela vossa presença. Nós vos pedimos que capaciteis os nossos corações e as nossas mentes para vos conhecer. Ao nos unirmos aos sábios vindos de longe, oramos para que possamos abrir os nossos corações para o vosso amor e para o amor aos irmãos ao nosso redor. Dai-nos disposição e meios para trabalhar pela transformação deste mundo e para oferecer uns aos outros dons que podem alimentar a nossa comunhão. Concedei-nos os teus permanentes dons e bênçãos. Recebei a nossa oração em nome do vosso Filho Jesus Cristo que vive e reina contigo e com o Espírito Santo. Ámen.

 

8 – Deus cheio de graça, quando conhecemos apenas um caminho e achamos que é por ele que devemos retornar, e quando pensamos que todas as estradas estão bloqueadas e caímos no desespero, lá sempre vos encontramos, Sois o deus de renovadas promessas. Nós vos encontramos criando um novo caminho diante de nós, algo que não esperávamos. Nós vos agradecemos porque os vossos criativos caminhos nos abrem possibilidades não previstas. Podemos olhar os mapas da nossa vida e não encontrar uma boa rota, mas sempre vos encontramos e nos levais a um caminho ainda mais excelente. Oramos com Jesus Cristo nosso Senhor, na companhia do Espírito Santo, para que sempre sejamos levados até à vossa presença. Ámen.

 

Ver também:

Permanecei unidos

Oito remos

Juntos contra a miséria

Cristãos unidos

A mão direita de Deus

Semana ecuménica

Todos irmãos

Lições de unidade

 

Sem comentários: