segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Amar na terra ou no céu


Memória de São Francisco de Sales

Bispo e Doutor da Igreja

(1567-1622)

Deus dá à sua Igreja os santos dos quais ela tem necessidade em cada época e ou em cada geração. O mesmo podemos dizer que Deus dá os Papas, os bispos, os padres ou os catequistas à sua igreja consoante cada época ou geração mais necessita.

Tal aconteceu com o santo que hoje comemoramos: São Francisco de Sales que este ano completa 400 anos do seu falecimento ou do seu aniversário no céu. Ele foi o santo que a igreja do seu tempo precisava e que continua a inspirar muita gente dos nossos dias.

Também posso dizer que Deus concede um Francisco a cada época ou geração consoante a necessidade de cada uma.

Primeiro foi São Francisco de Assis, logo São Francisco de Paula, de seguida São Francisco de Borja e São Francisco Solano, depois São Francisco Xavier, então São Francisco de Sales, depois São Francisco Xavier de Seelos, há pouco São Pio de Pietrelcina, ou seja Francisco Forgione, mais recentemente São Francisco Marto de Fátima e agora o Santo Padre, o nosso Papa Francisco. Deus continua a dar a cada época o Francisco de que mais precisa.

 

Lá no século XVI, quando Francisco de Sales tinha 18 anos, foi acometido de uma grande crise de fé ou de dúvida de salvação.

Achava que não ia salvar-se. Então rezou assim:

- Senhor, já que talvez não consiga amar-vos lá no céu, fazei que vos ame aqui na terra.

A sua oração foi atendida. Não só conseguiu amar a Deus aqui na terra, como ainda hoje O glorifica no Céu por toda a eternidade.

Amar a Deus na terra é glorificá-lo no Céu.

Para glorificar a Deus no Céu é preciso amá-lo na terra.

 

Ver também

O lobo e as moscas

Francisco de Sales

A mansidão de um santo

 

Sem comentários: