sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

O Natal em viagem


No dia 24 de dezembro, depois de celebrarmos a missa, fomos buscar as coisas necessárias para o Pe. Canova e corremos à Estação de Caminho de Ferro, justamente a tempo de apanhar o ‘rápido’ das 11 horas para Madrid.

Eu voltei ao Seminário, onde agradeci ao Mons. Reitor as atenções recebidas.

Parti apressadamente para o porto, pois estava determinado que se deveria estar a bordo pelas 12H00…

Uma vez a bordo, procurei reunir alguns italianos para fazer uma certa preparação para a Missa de Natal. Pelo menos cantar ‘Tu scendi dalle stelle’. Mas, pela intervenção do capelão de bordo que só então apareceu, o meu programa foi posto de lado.

Na manhã do dia de Natal, reuniram-se na sala nobre o clero, algumas irmãzinhas e muitos fiéis. Foi celebrada Missa solene com os cantos em perfeito gregoriano…” (CF. Memórias do Pe. Ângelo Colombo).

“Imaginem o fradinho Canova, no comboio para Madrid, com uma família catalã à sua frente, que nem espanhol falava, e a mulher de vez em quando a repetir: Parece impossível que não tenha aprendido catalão… Nós ensinamos logo as crianças a falar catalão.

Entretanto o comboio ia andando com a lentidão daqueles tempos, já tínhamos passado por Saragoça, e estávamos a aproximar-nos da meia noite.

Eu levava comigo um pequeno Menino Jesus deitado numas palhinhas, resto do meu presépio de criança. Peguei na imagem e comecei a rezar o terço. Às Ave-marias todos respondiam com devoção: eu em italiano, a tal família em catalão e os outros em castelhano. Estávamos todos tão comovidos que nem percebíamos a diferença de línguas.

Assim passei a noite de Natal de 1946.

Cheguei a Madrid pelas duas horas da madrugada. Um ‘sereno’ indicou-me uma pensão ali perto onde fui descansar o resto da noite. No dia seguinte fui almoçar na casa de asilo dos Padres de Madrid. Passei o Dia de Natal no ‘metro’, de um lado para o outro, a ver se dava com o Banco de Espanha, para lá me dirigir no dia seguinte.” (CF. Memórias do Pe. Gastão Canova)

 

Sem comentários: