segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Chegando a Portugal


"Cheguei a Lisboa pelas 10 horas do dia 27 de dezembro de 1946. Fui alojar-me nas Oficinas de S. José, dos Salesianos, nos Prazeres e aí estive até à chegada do Pe. Colombo (dois dias depois).

Em Lisboa encontravam-se já os quatro primeiros missionários destinados à fundação da nossa Missão em Moçambique. Eram eles: Pe. Pedro Comi, Pe. Celestino Pizzi, Pe. Joaquim de Ruschi e Pe. Luís Pezzotta. Os padres Comi, Pizzi e Pezzotta tinham saído de Roma no dia 29 de outubro de 1946, de avião com breve escala em Madrid. O Pe. De Ruschi saíra de Génova, no dia 5 de novembro no navio Ciudad de Valencia, com uma parte das bagagens. As dificuldades encontradas com estas bagagens em Barcelona foram a causa da nossa partida no navio Cabo de Hornos, naquela estranha data. Para evitarmos semelhantes complicações, tínhamos que levar o resto das malas dos missionários diretamente para Lisboa, sem passar pela Espanha. Os quatro missionários permaneceram em Lisboa até ao dia 12 de fevereiro de 1947." (Memórias do Pe. Gastão Canova).

 

O Pe. Colombo continuava em viagem marítima:

“Como bem me soube a paragem do navio no porto de Cádis! Como respirei e descansei em terra firme, num assento que não baloiçava, contemplando a solidez dos bastiões e das muralhas de defesa do porto, que não se mexiam nem um centímetro para qualquer lado! Também a visita à cidade confortou o meu espírito.

Pela noite dentro do dia 27, sem que me tivesse apercebido, o navio zarpou de Cádis. Dormi toda a noite e acordei bastante tarde.” (CF. Memórias do Pe. Ângelo Colombo)

 

Sem comentários: