quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Um Santo na Madeira


No centenário da sua chegada e partida

Nos próximos tempos teremos a oportunidade de acompanhar e reviver os acontecimentos que ocorreram faz agora 100 anos – a estadia do Imperador Carlos de Áustria na Madeira.

Foram 134 dias de vida de um santo na Madeira.

Desse total, 43 dias foram em 1921 e os restantes 91 em 1922.

O Imperador viveu no Funchal 91 dias, na Villa Victória, à Estrada Monumental (sem descontar os 3 dias em caçada na Fajã de Ovelha/Ponta do Pargo).

Os outros 43 dias foram passados no Monte, 22 dos quais enfermo de cama.

Ao todo foram 4 meses e meio, ou seja, 18 semanas, 3.216 horas de peregrinação rumo ao Céu. O fim dessa peregrinação ocorreu a 1 de abril de 1922, aos 34 anos de idade e 8 meses. Apenas 1% do total da sua vida foi passado na Madeira.

Queremos partilhar a crónica desses 134 dias, semana a semana, com uma breve mensagem ou tema para meditação. A maior parte destes dados partilhados provém da “Positio super virtudibus et fama sanctitatis”, que agrupa cerca de 2.700 páginas, com mais de 85 textos provenientes dos interrogatórios do Processo Ordinário de várias dioceses, incluindo a do Funchal. Mais de 70 desses relatos foram de testemunhas oculares.

Não é o rigor histórico, simples memória ou curiosidade que nos move, mas sim o exemplo de fé e de santidade para nos deixarmos contagiar.


Bem-aventurado Carlos de Áustria, rogai por nós!

 

Outras partilhas neste Quintal do Vieira sobre o Beato Carlos de Áustria ver aqui:

O prometido foi cumprido

Relíquia real

Dois Santos, duas memórias

Beato Carlos Imperador

Carlos de Áustria

O Beato Carlos e o Coração de Jesus

Te Deum do Beato Carlos

Exemplo e modelo de fé

Cem anos de casamento

Hino do Beato Carlos

Memorandum do Beato Carlos

 

Sem comentários: