sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Ladrão de almas


Memória de São Josafat, bispo e mártir


Nasceu na Ucrânia e foi batizado com o nome de João na igreja ortodoxa.

Durante a juventude passou a integrar-se na igreja católica bizantina professando como monge eremita de São Basílio.

Foi ordenado padre e nomeado bispo.

Foi morto pelos opositores da sua fé e do seu trabalho pela unidade de todos os cristãos, aos 43 anos de idade, em 1623.

 

A) Mensagem do seu nome: Josafat

Ao professar como monge escolheu chamar-se Josafat que quer dizer “Deus é o meu juiz”. Por isso ele não teve medo de enfrentar os seus opositores pois tinha Deus como seu juiz e defensor, fazendo jus ao seu nome Josafat. Não devemos temer os juízos, acusações, condenações ou perseguições dos nossos irmãos, pois só Deus é o nosso juiz. Não tenhamos medo da verdade, confiemos.

 

B) Mensagem do seu cognome: Apóstolo da Unidade

Josafat foi um trabalhador incansável pela unidade de todos os cristãos. O seu lema era – que todos sejam um. Assim nós também estamos ao serviço da unidade de vida e de destino juntamente com todos os filhos de Deus, nossos irmãos. É próprio da igreja caminhar junto, viver a unidade. Vivamos unidos a nossa fé.

 

C) Mensagem do seu apelido: Ladrão de almas

Por causa do seu zelo e da sua ação pastoral, os seus adversários ortodoxos chamavam-no de ladrão de almas. Acusavam-no de roubar almas de outras confissões para as atrair à Igreja Católica. As suas pregações atraiam ouvintes de todas as camadas da população e confissões. Ele sabia adaptar-se a todos com a força da verdade do Evangelho. Contagiemo-nos uns aos outros com o bom exemplo

 

Ver também:

Deu a vida pelo povo

 

Sem comentários: