segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Notas soltas






















Notas soltas, como as castanhas, 
no dia de São Martinho de Tours

1ª – Foi militar, monge, bispo, sem nunca deixar de ser quem era, ou seja, sem nunca deixar de ser santo.

2ª – Ainda era catecúmeno quando dividiu a sua capa com um pobre com o qual Cristo se identificou dizendo-lhe:
- Martinho, ainda sem teres sido batizado revestiste-me com a tua capa.
Antes de Cristo o revestir com a sua graça, Martinho revestiu a Cristo com a sua capa.

3ª – Não sabemos muito bem qual a origem do nome Martinho. Uns dizem que vem de Martem tenes, aquele que Marte tem, isto é, o que luta e faz guerra contra o mal, os vícios e os pecados.
Outros dizem que vem de Martirum unus, isto é, um dos mártires, pois este santo foi mártir pela vontade e pela mortificação.
O que sabemos com certeza é que Martinho é nome de um grande santo.

4ª – Numa das suas viagens missionárias São Martinho caiu nas mãos de salteadores. Os bandidos queriam despojá-lo. Iam trucidá-lo, por não terem encontrado nada de valor, quando, de repente, sem razão aparente ou levados por um medo misterioso, libertaram-no ileso, contra toda a expetativa.
Quando souberam do sucedido, os seus amigos perguntaram ao ilustre bispo se nesse risco premente não tinha sentido algum medo.
- Nenhum, respondeu o santo Martinho. Eu sabia que a intervenção divina é mais certa quanto mais improváveis são os socorros humanos. Eu olhava para os meus agressores e pensava: Nada que eu não mereça … por causa dos meus pecados. Eu olhava para o Céu e pensava: Nada que eu não possa suportar… confiando em Deus!
De facto, quem é santo confia em Deus, e quem confia em Deus é santo.

5ª – Morreu em França no ano 397. Foi o primeiro santo a receber o culto sem ser mártir.

Ver também:


Sem comentários: