sábado, 30 de novembro de 2019

Ofícios comuns (1)


Ofício de leitura

Comum da Dedicação de uma Igreja
1ª – Procedei como homens livres, não como aqueles que fazem da liberdade capa da sua malícia, mas como servos de Deus. Tende respeito a toda a gente, amai os irmãos, temei a Deus, respeitai o rei.
2ª – Os Apóstolos e os Profetas são os alicerces deste edifício. Felizes aqueles que vão construindo edifícios religiosos e santos sobre tão nobre fundamento.
- Que há na verdade, num cântico novo senão um amor novo? Cantar é próprio de quem ama. A voz deste cantor é o fervor do amor santo.

Comum de Nossa Senhora
1ª – O lobo viverá com o cordeiro, e a pantera dormirá com o cabrito, o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir.
- Todos vós que recebestes o batismo de Cristo fostes revestidos de Cristo.
2ª – Por meio de vós, ó Maria, foi concebida a alegria, não somente aos homens mas também aos Anjos do Céu.
- Quem não honra a mão desonra o filho.
- Maria cooperou de modo absolutamente singular – pela obediência, pela fé, pela esperança e pela caridade ardente, na obra do salvador, para restaurar a vida sobrenatural das almas.

Santa Maria no Sábado
- Jesus foi, é e será sempre o mesmo; mas fez-se homem por causa de nós. O Amigo dos homens fez-se homem permanecendo ao mesmo tempo imutavelmente Deus.
- A Virgem Maria que tem a glória de haver dado à luz o Filho único de Deus Pai, abraça este mesmo Filho em todos os seus membros.
- A virgem (Eva), o madeiro e a morte, que foram os sinais da nossa derrota, tornaram-se os sinais da nossa vitória.
- A Mãe de Deus é a figura da Igreja, na ordem da fé, da caridade e da perfeita união com Cristo.

Comum dos Apóstolos
1ª – Todos nos devem considerar como servos de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.

Comum dos Mártires
1ª – Esperar o que não vemos é esperá-lo com perseverança.
2ª – Tendo entrado no caminho da misericórdia do Senhor, sigais com energia espiritual até receber a coroa, tendo como protetor e guia o Senhor Jesus.

Comum de um Mártir
1ª – Não desanimamos. Ainda que em nós o homem exterior se vá arruinando, o homem interior vai-se renovando de dia para dia.
2ª – Como poderiam os mártires vencer, se não vencesse nos mártires Aquele que disse: Alegrai-vos, porque eu venci o mundo?



Sem comentários: