sábado, 9 de novembro de 2019

XXXII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Deus concedeu a esses quatros jovens a ciência e o conhecimento de toda a escritura e de toda a sabedoria e a Daniel a inteligência de todas as visões e sonhos.
2ª – Os que ouvem falar destas realidades sem lhes dar atenção, pecam; e todos nós pecamos se recusamos conhecer quem nos chama, a causa e a finalidade do seu chamamento, os sofrimentos que Jesus Cristo padeceu por nós.

2ª feira
1ª – O mistério que o rei quer conhecer não lho podem revelar nem os sábios, nem os adivinhos, nem os magos, nem os astrólogos. Mas há um Deus no Céu que revela os mistérios.
2ª – Percorramos o reto caminho, travemos o nobre combate, caminhemos e lutemos todos para a coroa da vitória; e se não pudermos ser todos coroados, procuremos ao menos ficar muito perto da coroa.

3ª feira
1ª – Nabucodonosor ergueu a voz e disse: Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdénago que enviou o seu Anjo para livrar os seus servos que nele confiaram.
2ª – Façamos penitência enquanto vivemos na terra. Somos barro nas mãos de um artífice. O oleiro pode recompor o vaso que lhe sai defeituoso ou se lhe desfaz nas mãos, enquanto o está a modelar, mas depois de o introduzir no forno não o retoca mais.

4ª feira
1ª – Eis a escrita que foi traçada: Mené: contou Deus o tempo do teu reinado e pôs-lhe termo. Téquel: foste pesado na balança e achado sem peso. Farsin: o teu reino foi dividido e dado aos medos e aos persas.
2ª – Se nos esforçamos por fazer o bem, teremos sempre connosco a paz.

5ª feira
1ª – Ainda eu estava a falar, orando e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo de Israel, e já a minha súplica chegava à presença do Senhor meu Deus a favor da santa montanha do meu Deus.
2ª – Quando ouvem da nossa boca a palavra de Deus, os pagãos ficam admirados com a sua excelência admirável. Mas quando tomam conhecimento de que as nossas obras não correspondem às nossas palavras, começam a blasfemar, dizendo que tudo é fábula e mentira.

6ª feira
1ª – De novo me tocou e me fortaleceu aquele que tinha aparência de homem e disse: Não temas, homem predileto. A paz esteja contigo. Tem coragem e coragem.
2ª – É bom dar esmola como penitência dos pecados; o jejum vale mais que a oração, mas melhor que ambos é a esmola.

Sábado
1ª – Eis que o Anjo me disse: nos últimos tempos, surgirá Miguel, o grande chefe dos Anjos, que protege os filhos do teu povo.
2ª – Se Deus concedesse depressa a recompensa dos justos, faríamos da piedade um negócio; daríamos a impressão de querermos ser justos por amor ao lucro e não por amor à piedade.

Santoral

10/11
Toda a Igreja de Deus está organizada em diversas ordens de modo que a integridade do corpo sagrado subiste na diversidade dos seus membros. A diversidade de funções não é de modo algum causa de divisão entre os membros, já que todos, por mais humilde que seja a sua função, estão unidos à cabeça.

11/11
Quando lhe pediram para aliviar o seu pobre corpo, mudando de posição, disse: Deixai-me, irmãos, deixai-me olhar antes para o céu do que para a terra, para que a minha alma, ao iniciar a sua marcha para Deus, siga bem o seu caminho.

12/11
Começou a trabalhar pela unidade dos cristãos ao mesmo tempo com tal firmeza e brandura e também com tanto fruto que os próprios adversários lhe chamavam ‘conquistador de almas’.

15/11
Nada mais agradável podemos fazer. Na verdade, que há de mais agradável do que os sacramento que contém todas as delícias divinas?

16/11
Os filhos, como membros vivos da família, contribuem a seu modo para a santificação dos pais.

16/11
Eu Vos dou graças pela vossa imensa misericórdia e pela vossa paciente bondade para comigo.



Sem comentários: