sábado, 16 de novembro de 2019

XXXIII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Não temas. Ó terra, exulta e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas.
2ª – Que deve fazer os cristãos? Servir-se do mundo, não servir o mundo. Ter como se não tivéssemos.

2ª feira
1ª – Das relhas dos vossos arados forjai espadas e das vossas foices fazei lanças… O Senhor levará para lá os seus guerreiros.
2ª – A recompensa da futura transformação é prometida, àqueles que na vida presente tiverem realizado a conversão do mal para o bem.

3ª feira
1ª – Eis o teu Rei, justo e salvador, que vem ao teu encontro, humildemente montado num jumentinho.
2ª – De facto a cruz é a glória de Cristo e a sua exaltação.

4ª feira
1ª – Com um assobio os chamarei e reunirei, porque os libertei, e eles serão tão numerosos como outrora.
2ª – A caridade é aquilo que amamos. E o que amamos? O Bem inefável, o Bem benéfico, o Bem criador de todos os bens.

5ª feira
1ª – Ai do mau pastor que abandona o rebanho!
2ª – Ensinai-me como devo descansar e pascentar-me e ensinai-me o caminho de repouso do meio-dia, para que não me afaste da vossa mão que me conduz e não me junte, por ignorância da verdade, a um rebanho que não é o vosso.

6ª feira
1ª – Farei passar esse terço pelo fogo, purificá-lo-ei como a prata, prová-lo-ei como se prova o ouro. Direi então: Este é o meu povo. E ele dirá: O Senhor é o meu Deus.
2ª – Os mistérios de Cristo não chegarão à sua plenitude senão no fim dos tempos, por Ele determinado para a realização plena dos seus mistérios em nós e na Igreja, isto é, no fim do mundo

Sábado
1ª – Naquele dia, nunca haverá qualquer mercador no templo do Senhor do Universo.
2ª – A vida eterna consiste primariamente na união do homem com Deus. Consiste também no supremo louvor. E consiste finalmente na ditosa comunhão de todos os bem-aventurados, comunhão sumamente agradável, porque cada um terá todos os bens com todos os outros bem-aventurados.


Santoral

17/11
Isabel começou muito cedo a distinguir-se na virtude. Em toda a sua vida foi consoladora dos pobres.

18/11
A Igreja não diminui com as perseguições, mas aumenta: e o campo do Senhor reveste-se sempre com uma seara mais abundante quando os grãos, caídos um a um, nascem multiplicados.

21/11
Maria é santa, Maria é bem-aventurada. Mas é mais importante a Igreja do que a Virgem Maria. Porquê? Porque Maria é uma parte da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas, apesar disso membro do corpo total.

22/11
O cântico novo não é para homens velhos. Cante-lhe um cântico novo, não a nossa língua, mas a nossa vida… Não andes à procura de palavras, como se elas pudessem expressar aquilo que agrada a Deus. Canta com júbilo. Cantar bem para Deus é cantar com júbilo.

23/11
Como são preciosos e admiráveis os dons de Deus. A vida na imortalidade, o esplendor na justiça. A verdade na liberdade, a fé na confiança. A continência na santidade.

23/11
Devemos dar conta a Deus de todas as virtudes que em nós semeou no nosso estado original.



Sem comentários: