sábado, 2 de novembro de 2019

XXXI semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Depois da morte de Alexandre, todos cingiram a coroa e, depois deles, os seus filhos, durante muitos anos; e multiplicaram-se os males sobre a terra.
2ª – A paz não é apenas a ausência de guerra, nem se reduz a mero equilíbrio entre forças adversas, nem deriva de um domínio despótico, mas define-se, com toda a razão e propriedade, como obra de justiça.

2ª feira
1ª – Muitos em Israel permaneceram firmes e irredutíveis no seu propósito de não comerem alimentos impuros.
2ª – Para edificar a paz, é preciso antes de mais eliminar as causas da discórdia que alimentam as guerras entre os homens, sobretudo as injustiças.

3ª feira
1ª – Deus nos livre de abandonar a Lei e os seus preceitos. Não acataremos as ordens do rei, desviando-nos do nosso culto, quer para a direita quer para a esquerda.
2ª – A Igreja deve estar sempre presente na comunidade das nações para favorecer e estimular a cooperação entre os homens, tanto por meio das suas instituições públicas como pela sincera e plena colaboração de todos os cristãos, inspirada apenas pelo desejo de ser útil a todos.

4ª feira
1ª – Porque esta vitória não depende da grandeza dos exércitos mas da força que vem do Céu.
2ª – Procura, pois, ter aquela fé que depende de ti e que te orienta para Deus, a fim de que Deus te conceda a fé que atua acima das forças humanas.

5ª feira
1ª – Foi grande a alegria do povo por ter sido afastado o opróbrio causado pelos gentios.
2ª – Nem todos podem ler a Escritura, uns porque não sabem e outros porque estão demasiadamente ocupados. Receber a fé é como pôr no banco o dinheiro que vos entregamos. Deus vos pedirá contas deste depósito.

6ª feira
1ª – Porque se ele não esperasse que os que tinham sucumbido haviam de ressuscitar, teria sido vão e supérfluo orar pelos mortos.
2ª – Deus, por nosso amor, assumiu a natureza humana e fez-Se pobre, para elevar o homem decaído, para restaurar nele a sua imagem, para renovar o homem.

Sábado
1ª – Os restantes feitos de Judas, as batalhas e proezas que realizou, bem como os seus títulos de glória, não foram escritos, por ser excessivamente grande o seu número.
2ª – Imita a morte do Senhor quem renuncia à vida segundo a carne e se liberta daquelas cadeias. Por isso a morte é uma passagem universal. É preciso que a tua vida seja uma contínua passagem: da corrupção para a incorrupção, da mortalidade para a imortalidade, da perturbação para a tranquilidade.

Santoral
3/11
Ele amou os seus irmãos com profunda caridade, nascida duma fé inquebrantável e dum coração humilde. Ele amava os homens porque os considerava sinceramente filhos de Deus e irmãos seus; melhor, amava-os mais do que a si mesmo, pois na sua humildade julgava a todos muito justos e melhores do que ele.

4/11
Confesso que todos somos fracos; mas o Senhor Deus pôs à nossa disposição os meios que, se quisermos, facilmente nos podem ajudar. Procura antes de tudo, pregar com a tua própria vida e os teus costumes, para não acontecer que, vendo-te dizer uma coisa e fazer outra, comecem a menear a cabeça e a troçar das tuas palavras.

6/11
Como árvore frutífera cujos ramos mais se inclinam quando é maior o peso dos seus frutos, assim este virtuoso varão mais submisso se mostrava com os triunfos e com as virtudes.

9/11
Pela graça de Cristo celebramos hoje com alegria e júbilo o dia aniversário da consagração deste templo. Mas nós é que devemos ser o templo vivo e verdadeiro de Deus.


Sem comentários: