domingo, 9 de junho de 2019

As primeiras coroações da história


Ano C – Solenidade de Pentecostes
















Aqui nos Açores, desde a oitava da Páscoa até São Pedro há coroações do Divino Espírito Santo nas Domingas e nos dias da Festa de cada Império (Ascensão, Pentecostes, Trindade, Corpo de Deus, Coração de Jesus, São João e São Pedro).
Foi neste dia de Pentecostes que se fizeram as primeiras coroações do Divino Espírito Santo.
A comunidade primitiva estava reunida à volta da mesa, com medo, sem coragem… Surgiu então uma chama do céu e dividiu-se sobre cada um, numa espécie de coroa coletiva. Cada um teve também a sua coroa individual, uma coroa de fogo.
Tal como nos jogos antigos se premiava os vencedores um coma coroa de louro, assim também Deus coroou os apóstolos reunidos no cenáculo para que fossem vencedores.
O Espírito santo é assim a força ou a presença de Deus em nós, que nos diviniza, que nos encoraja e que nos dá capacidade de cumprir os nossos compromissos, de vencer todos os desafios. Sozinhos não chegamos lá. É preciso a força de Deus, o seu Espírito.
Cada um tem assim a sua coroa de vitória, o Espírito que Deus lhe deu, para não se esquecer que com Ele será sempre um vencedor.






















Ver também:


Sem comentários: