domingo, 27 de maio de 2012

Pentecostes

Solenidade de Pentecostes

- Fazer lista dos símbolos ou sinais do Espírito Santo: Óleo, Fogo, Ar (Vento) Pomba, Bandeira.

- Recordar os sete dons do Espírito Santo tal como aprendemos na catequese e o que significam: 1ª Sapiència, 2º Entendimento, 3º Conselho, 4º Fortaleza, 5º Ciência, 6º Piedade, 7º Temor de Deus.

- Cada um ouvia na sua própria língua:
Não raro, após a missa, as pessoas dizerem:
- Padre, durante a homilia ouvi-o dizer que... e isso era precisamente o que eu necessitava de ouvir.
Surpreso o padre pode responder que não se lembrava de ter dito aquilo. E em muitos casos de facto nem disse o que o povo acabou por ouvir.
O Espírito às vezes unde o povo para que ele oiça o que Deus quer que oiça.
O Espírito unge igualmente o padre para que diga as palavras que Deus quer.
São ambos ungidos...
Tal como na manhã do Pentecostes cada um ouve na sua própria língua... isto é, à sua maneira, segundo a sua necessidade, ouve segundo o que quer ou que Deus quer... segundo a sua situação existencial.

- O Espírito é um Mestre, o Paráclito, o defensor que temos no nosso coração.
Certo índio pediu um saco de milho ao missioário. Ao consumir o milho encontrou, por acaso, no meio do saco uma bolsa de moedas. O índio correu a restituir a bolsa das moedas ao missionário.
- Por que não as guardaste? - perguntou o missionário.
- É que desde que sou cristão - respondeu o índio - aqui no coração tenho dois homens: um homem bom e outro mau. O bom dizia: devolve o dinheiro, porque não te pertence. O mau dizia: deu-to, é teu. O bom dizia: não é verdade. O mau respondeia: não te preocupes, compra aguardente ou faz uma festa. Ouvindo os dois, eu fiz como o bom me aconsehava: aqui está o dinheiro.
De facto nós temos dentro de nós um mestre, um defensor - o Paráclito ou o Espírito Santo que nos orienta, que nos aconselha, que nos ensina...

Sem comentários: