domingo, 30 de junho de 2019

XIII semana comum

Ofício de leitura

Domingo
1ª – Saúl disfarçou-se e foi consultar uma migromante em Edor.
2ª – Jesus Cristo é o princípio e o fim, o alfa e o ómega, o rei do novo mundo, o segredo da história, a chave dos nossos destinos, o mediador, a ponte entre a terra e o Céu. É por antonomásia o Filho do homem porque é o Filho de Deus e simultaneamente o Filho de Maria.

2ª feira
1ª – David e os que estavam com ele choraram, lamentaram e jejuaram pela morte de Saúl, do seu filho Jónatas e do povo do Senhor que tinham sucumbido.
2ª – Andam misturados nas mesmas pastagens os cabritos e as ovelhas, por enquanto são tolerados, mas um dia serão separados e nisto se exercita a paciência dos homens à semelhança da paciência de Deus.

3ª feira
1ª – Só a casa de Judá seguia David. A guerra entre a casa de Saúl e a casa de David foi longa. Mas David tornava-se mais forte, enquanto a casa de Saúl ia enfraquecendo.
2ª – Não procuremos a nossa utilidade quando queremos agradar aos homens; procuremos antes a sua felicidade, alegremo-nos por lhes agradar o que é bom, para sua utilidade e não para a nossa glória.

4ª feira
1ª – O rei David concluiu com eles uma aliança diante do Senhor, e eles ungiram David como rei de Israel.
2ª – O maior bem que me parece que há no reino dos Céus é não ter em conta as coisas da terra, mas gozar em si mesmos sossego e glória, alegrar-se por que todos se alegram; uma paz perpétua…

5ª feira
1ª – David respondeu: foi diante do Senhor que eu dancei. E dançarei ainda mais na presença do Senhor.
2ª – Em nós mudou-se a ordem natural das coisas. Porque os peixes tirados do mar, morrem; a nós, porém, os Apóstolos tiraram-nos do mar deste mundo e pescaram-nos para que passássemos da morte à vida.

6ª feira
1ª – Natã respondeu a David: Faz tudo quanto pede o teu coração, porque o Senhor está contigo.
2ª – Do mesmo Espírito de que Jesus nasceu também o homem renasceu; o Espírito que O preservou de todo o pecado, é o mesmo Espírito que opera em nós a remissão dos pecados.

Sábado
1ª – Esta ação que David cometera desagradou ao Senhor.
2ª – Purifica a tua ânfora, para que receba a graça com maior abundância. Se trabalhares pouco, pouco receberás.

Santoral
30/6
Falemos dos nossos atletas mais recentes, apresentemos os exemplos generosos do nosso tempo. Vítimas do fanatismo e da inveja, os que eram as maiores e mais santas colunas da Igreja sofreram perseguição e tiveram de combater até à morte.

3/7
A bondade de Deus atuou de modo admirável, a fim de que aquele discípulo que duvidara, ao tocar as feridas do corpo do seu Mestre curasse as feridas da nossa incredulidade.

4/7
A paz entre os irmãos é a realização da vontade de Deus, a alegria de Cristo, a perfeição da caridade, a norma da justiça, a mestra da doutrina, a guarda dos bons costumes e a justa ordem em todas as coisas. A paz é a recomendação das nossas orações, o caminho mais fácil e eficaz para as nossas súplicas, a realização perfeita de todos os nossos desejos. A paz é a mãe do amor, o vínculo da concórdia e o claro indício da pureza da alma.

5/7
Nós somos loucos por amor de Cristo: dizia de si e dos outros Apóstolos e de todos os que professam a doutrina cristã e apostólica, o nosso guia e santíssimo patrono.

6/7
Nem todos somos chamados a sofrer o martírio, mas todos somos chamados a adquirir as virtudes cristãs. Semelhante esforço pode ser considerado um martírio lento e prolongado.

Solenidade do Coração de Jesus
1ª – Nada e ninguém poderá separar-nos do amor de Deus, que se manifestou em Cristo Jesus, nosso Senhor.
2ª – Vós, pregado na cruz, sois profundidade sem fundo, altura sem limites, vastidão sem medida, pureza sem mancha.


Sem comentários: