quinta-feira, 13 de junho de 2019

O Santo da nossa festa


Festa de Santo António





















O Santo da nossa festa
E a festa do nosso Santo

a)
Três perguntas:
Se eu perguntasse quem é o português dos últimos 20 anos mais conhecido em todo o mundo, com certeza diriam quase todos que é CR7 ou o jogador de futebol Cristiano Ronaldo.
Se perguntasse quem é a pessoa que em Portugal é a mais conhecida em todo o mundo nos últimos 100 anos, com certeza que a maior parte diria ser Nossa Senhora de Fátima.
E se eu perguntasse quem é o português mais conhecido em todo o mundo desde a fundação de Portugal, portanto há 800 anos, com certeza que diriam todos ser Fernando de Bulhões ou Santo António de Lisboa, ou Santo António de Pádua ou simplesmente O Santo.
De facto, Santo António é o português mais conhecido desde sempre, o mais universal, o mais santo dos portugueses, o mais português de todos os santos.
Ele vale por todos nós e por isso todos nos valemos dele.
É um santo tão jovem (morreu aos 36 anos), tão popular, tão divertido, tão alegre, tão humano, tão divino, tão erudito, tão poderoso, tão simples e tão humilde.
Ó glorioso Santo António, rogai por nós!

b)
Em certo lugar no Brasil, as moças que pretendem arranjar um noivo, vão pedir essa graça a Santo António e roubam-lhe o Menino Jesus e só o devolvem quando o Santo lhes tiver satisfeito o pedido. É por isso que Santo António se apressa a atendê-las para não ficar privado da divina companhia. E ele não leva isso a mal, mas alegra-se e segreda ao Menino Jesus:
- Elas julgam que sou eu a fazer-lhes o milagre, mas quem faz o milagre é quem as acompanhou… Ide, meu Menino, ide fazer o bem a quem precisa, mas não vos esqueçais de voltar depressa para os meus braços. Ámen!

c)
Ver também:


Sem comentários: