Ano B – Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor
Partir (partilhar)
Comer (saborear)
Levar (transformar-se)
Partir – Fração do
Pão foi o primeiro nome dado à celebração da Eucaristia.
Na cultura bíblica o pão não se corta, parte-se.
Tal como na nossa cultura quando o pão cai ao
chão, imediatamente é levantado e beijado. Além disso não se pode desperdiçar
pão porque há gente que não tem para comer e porque o pão tem uma
transcendência ou sacramentalidade pois foi escolhido por Jesus para se
transformar no seu corpo e ser dado em comunhão.
Partir o pão é fazer o que Jesus fez com a sua
vida – partilhou-a pela salvação de todos. Cristo partiu o pão para que nós
aprendêssemos a partilhar, o pão, a vida e o destino.
Nós partimos o pão para encontrar algo lá dentro
– encontramos o céu e ao comungarmos desce para dentro de mim um pedaço do céu.
Partir o pão é partilhar o pão e o céu.
Comer – Tomai e
comei. É pão ázimo, sem fermento, amassado só com farinha e água, cozido sem
ser levedado. Então que sabor é que tem esse pão? Sabe a quê. Parece que nem
sabe a pão. O pão da Eucaristia tem um sabor extraordinário – sabe a Deus. Tem
gosto de Deus o pão que a gente parte e reparte, tem gosto de amor o pão que a
gente come no altar, tem gosto de paz o pão que a gente parte e reparte, tem
gosto de infinito o pão que se recebe na comunhão.
Comer o pão que é o corpo de Cristo é saborear o
sabor de Deus, do amor e da paz.
Comer o pão é saborear o gosto de Deus.
Levar – Nós vamos à
mesa da comunhão, recebemos o Corpo de Cristo, Pão da Vida, mas não o levamos.
Ele é que nos leva, ele é que nos guia e nos acompanha, ele é que nos enche. O
pão que vida que recebemos leva-nos mais longe. A eucaristia é uma mesa que nos
transforma. Se não sairmos da missa com a cabeça a fervilhar, com o coração a
arder, quer dizer que não nos deixámos transformar por aquele que recebemos.
Em geral nós transformamos o que recebemos ou
comemos. Na Eucaristia é o contrário – nós somos transformados pelo que
comemos.
Levar o pão é deixar-se transformar pelo pão, é
convertermo-nos no que comungámos.
À margem:
A solenidade do Corpo de Deus surgiu na Idade Média
para implementar a devoção ao Santíssimo Sacramento.
Hoje já não serve para implementar a devoção, mas
serve apenas para ver quantos e quais são os verdadeiros devotos do Santíssimo
Sacramento.
Graças e louvores se deem a todo o momento,
ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
Bendito e louvado seja o Santíssimo Sacramento da Eucaristia,
Fruto do ventre sagrado da Virgem Puríssima Santa Maria.
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