quarta-feira, 1 de maio de 2024

Jogando dados com S. José


Memória de São José Operário

A presença de São José na vida do cristão é uma espécie de poliedro, dado ou cubo.

Podemos contemplar 6 faces diferentes, mas que constituem a totalidade da sua vida. Ao longo da história da Igreja, foi preciso apresentar uma face desse poliedro consoante a experiência humana ou a necessidade histórica dessa dimensão.

- Assim, em 1870 o Papa Pio IX virou para a Igreja a face de São José, patrono da Igreja, pois tal como ele soube cuidar do corpo do Jesus Menino, também cuidaria do Corpo Místico mo mesmo Jesus que é a Igreja. É que a Igreja vivia uma crise ou necessidade de atenção e proteção.

- Em 1955 foi o Para Pio XII que instituiu a comemoração de São José Operário, virando assim essa face para o mundo dos trabalhadores que precisavam desse incentivo.

Mas tradicionalmente o povo de Deus já tinha escrito noutras faces desse cubo outros atributos de São José:

- O primeiro, foi a invocação como Padroeiro da Boa Morte. Tal como ele foi assistido nessa hora por Jesus e por Maria, que ele nos proporcione a mesma companhia.

- Depois foi a invocação de Esposo da Virgem Maria. Quando o casamento foi desvalorizado, a Igreja voltou-se para São José invocando como Esposo da Virgem Santa Maria para que as famílias ultrapassem a crise.

- Quase ao mesmo tempo foi a invocação de São José como exemplo e modelo de Pai. Quando a paternidade entra em crise, São José está ali, silencioso, a recordar a dignidade e santidade de um pai. É um modelo a seguir.

- Ultimamente foi o papa francisco que apresentou São José, na sua Carta Apostólica Patris Cordis, em 2020 – como Pai Amado, Pai na Ternura, Pai na obediência, Pai no Acolhimento, Pai na coragem criativa, Pai trabalhador, Pai na sombra. São facetas de valores que é necessário implementar na sociedade hodierna.

Conclusão: Cada invocação ou cada faceta de São José vem preencher um vazio ou uma falta em determinada época ou experiência história.

 

Proponho então que cada um lance os dados aos pés de São José para que possa sair aquela proteção ou modelo que mais está a precisar neste momento com os seguintes números:

1 – Padroeiro da Boa Morte 

2 – Padroeiro da Igreja e da Comunidade

3 – Padroeiro dos trabalhadores como operário 

4 – Esposo da Virgem Maria e protetor da família

5 – Pai de Jesus e modelo de paternidade

6 – Inspiração de valores humanos e transcendentes numa sociedade cada vez mais laica e indiferente.

 

Sem comentários: