domingo, 12 de maio de 2024

Ascensão, ausência aparente


Ano B – Solenidade da Ascensão do Senhor

Mora no céu, mas trabalha na terra

Explicava eu o Mistério da Ascensão em que Jesus se elevou ao Céu.

- Então, onde está Jesus? – perguntei às crianças.

- Está no Céu – responderam em coro.

No final da missa um adolescente veio dizer-me:

- Durante todo o ano o Senhor Padre diz que Jesus está entre nós, está na Eucaristia, está no Sacrário. Hoje diz que ele está no Céu. Afinal em que ficamos?

Um seu colega que ouvira a dúvida, respondeu, meio a sério, meio a brincar:

- Então não sabes?  Jesus está no Céu, mas trabalha na Igreja. É como o meu pai que vive no Cabouco, mas trabalha em Ponta Delgada…

Nada mais certo. Deus tem a sua Morada no Céu, mas exerce a sua atividade cá na Terra. É por isso que o Evangelho de hoje lembra que depois de subir ao céu o Senhor Jesus cooperava com os seus discípulos enviados por todo o mundo, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

 

Resumo do Mistério da Ascensão

Com a sua ascensão, Cristo oculta-se materialmente da nossa vista, mas devemos recordar que a sua ausência é apenas aparente, porque ele permanece presente entre nós de uma maneira nova, através do dom do Espírito Santo e dos Sacramentos

 

Lições da Ascensão

Jesus elevou-se ao céu à vista de todos:

- Para nos obrigar a olhar para o alto, para o Céu. Não podemos encolher-nos, depressivos e olhar apenas para baixo, para o pó da terra. É preciso olhar o alto, transcender-nos.

- Para nos dizer que onde está Jesus é um céu. A nossa casa, o nosso trabalho, a nossa terra é um cantinho do Céu. Onde está Deus é o Céu, Céu é onde Deus está.

- Foi para o céu para que os discípulos fossem por todo o mundo. Foi para o céu para assumirmos a responsabilidade da sua presença na terra.

 

Ver também:

Sentou-se à direita do Pai

Jesus subiu porque desceu

Esperar sentado

E nós subimos ao Céu

Longe da vista

À laia de despedida

 

 

Sem comentários: