domingo, 26 de maio de 2024

A melhor oração à Trindade


Ano B – Solenidade da Santíssima Trindade

Qual é melhor oração à Santíssima Trindade?

Apresento aqui a minha proposta de ranking:


1ª – Rezar o sinal da cruz – Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

(Reza-se com o gesto, com a vida, recordando o nosso próprio batismo)


2ª – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito santo, como era no princípio agora e sempre.

(É uma oração de louvor eterno, recebemos e passamos este testemunho)


3ª – O Credo - Creio em um só Deus, Pai Criador, Filho Redentor, Espírito Santificador.

(É confissão da fé vivida e rezada em comunidade)


4ª – Oração à Santíssima Trindade ensinada em Fátima.

(É a oração trinitária eucarística porque toda a eucaristia é trinitária e a Trindade é sempre Eucarística)


5ª - O silêncio - Calar-se perante o mistério.

(É a adoração mais íntima e profunda)

O Pe. Domingo Inácio machado do Livramento na homilia do da Solenidade da santíssima Trindade dispensava-se fazer o sermão dizendo:

- Já tenho dificuldade em cada Domingo falar de uma pessoa divina. Maior dificuldade tenho hoje em pregar sobre três pessoas divinas. Portanto calo-me.

Faz-me lembrar o meu professor de Patrística, Dr. Bragança. Quando chegava a vez de falar sobre Santo Agostinho dizia:

- É o maior. Não conseguimos dizer mais. É o maior.

E nada mais apresentava. O silêncio bastava. E os alunos ficavam com vontade de fazer a mesma coisa no exame final- Mas nunca ninguém respondeu tal como o professor:

- Santo Agostinho é o maior… e basta.

De facto, algumas vezes o silêncio abrange mais do que todas as nossas limitadas palavras.

 

Ver também:

Ensaio infantil sobre Deus

 

Sem comentários: