Hoje celebramos a solenidade do "Corpo de Deus", como popularmente se diz.
Está a decorrer em Dublin (Irlanda) o 50º Congresso Eucarístico com o tema: "Eucaristia: comunhão com Cristo e entre nós"
- Comunhão com Cristo
Uma enfermeira de um consultório pediátrico, anetes de ouvir as batidas do coração no peito das crianças, costumava colocar o estetoscópio no ouvidos meninos para que eles mesmos ouvissem as batidas do seu próprio coração.
Os olhinhos sempre brilhavam admirados. Mas ela nunca recebeu uma resposa igual à de um garoto nas vésperas de receber a primeira comunhão.
Ela suavemente enfiou o estetoscópio nos seus ouvidos e colocou o disco sobre o seu coração.
- Escuta - disse elea - O que é que achas que é?
O menino franziu as sobrancelhas, ficou com um ar intrigado e olhou para cima como que perdido no mistério do estranho toc-toc-toc vindo do fundo do seu peito. Então, no seu rosto surgiu um maravilhoso sorriso:
- É Jesus batendo, não é?
Celebrar hoje a Eucaristia é recordar que o mesmo Jesus bate no nosso coração, pois é aí para onde quer entrar e ficar para sempre.
Façamos silêncio e ouçamos em cada palpitação do nosso coração o desejo de Jesus Eucaristia morar dentro de nós.
- Comunhão com os irmãos
Às vezes ao distribuir a sagrada comunhão tenho a sensação de estar a chamar nomes ou apelidos aos que se abeiram da mesa.
Ao dizer 'O Corpo de Cristo' fico com a sensação de não saber bem se isso se refere ao que tenho na mão ou ao que está à minha frente. Parece-me que estou a apontar para o comungante e a dizer:
- Tu és o Corpo de Cristo
Quem nos dera que ao comungarmos todos nos identificássemos com o Corpo de Cristo.
Quem nos dera que respeitássemos os outros, depois de comungarem, como verdadeiro Corpo de Cristo.
A comunhão da Eucaristia deveria reverter em comunhão mais plena e harmoniosa entre nós e os irmãos.
Sem comentários:
Enviar um comentário