quarta-feira, 22 de maio de 2024

Mestre, missionário, mártir


Festa do Beato João Baptista Machado

Padroeiro da Diocese de Angra, Açores

Monumento ao Beato padre João Baptista Machado, mártir do Japão, no centro histórico de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores (Portugal). Escultura em bronze de autoria de Álvaro Raposo de França, 1988

É um santo com 3 emes:

1º - Mártir

Ensinou com a sua morte. Testemunhou a sua fé dando a vida. Foi martirizado aos 35 anos de idade, em 1617, no Japão.

2º - Missionário

Ensinou com a sua vida, o seu exemplo e obras ou ações. Deixou os direitos da nobreza, deixou a sua terra (Angra, Açores), os seus pais, os seus amigos e foi anunciar Jesus Cristo nas terras do Japão. Testemunhou a sua fé através da sua ação concreta.

3º - Mestre

Ensinou com a sua palavra. Vivia o que ensinava e ensinava o que vivia.

Eis algumas palavras escritas por ele:

Do Cárcere onde esperava a sua condenação escrevia:

A) “Que mimos, e preciosos, são os sofrimentos que o Senhor manda aos seus escolhidos… Dou graças à Divina Majestade por me dar uma serenidade e quietude grande, que não há coisa que mais deseje que o estado que tenho e padeço por seu amor!”

B) “Três dias tenho na minha vida de singular alegria: o primeiro aquele em que entrei na Companhia de Jesus; o segundo quando há 40 dias fui preso na Ilha de Gota; e o terceiro, o dia de hoje em que me deram a ditosa notícia da minha execução.”

C) “Morro muito confiado e consolado, pois é pelo bom Jesus e lhe dou muitas graças, porque ainda que indigno, me fez tão grande mercê.” E quando horas antes da sua execução lhe levaram alimento, não quis tomar dizendo: “Agradeço muito, mas quem está de partida para tão grande banquete, em que será plenamente satisfeito, não carece já de outros alimentos”

 

Ver também:

Sem ir não há vir

Padroeiro açoriano (2)

Padroeiro açoriano (1)

Liturgia do Beato João Baptista Machado


Sem comentários: