sábado, 25 de maio de 2024

Ensaio infantil sobre Deus


Ano B – Solenidade da Santíssima Trindade

Chegou-me às mãos um Ensaio sobre Deus, escrito por um menino de 8 anos. É uma redação ou composição escolar que mereceu a nota máxima. Sem mais comentários, passo a citar:

“Uma das principais ocupações de Deus é criar gente nova. É preciso substituir as pessoas que morrem. Assim haverá também gente suficiente para cuidar da Terra e dos animais. Deus não cria pessoas adultas, mas só bebés. Eu acho que estes são mais fáceis de fazer porque são mais pequenos. Fazendo-nos pequenos, Deus não perde tempo a ensinar-nos a andar ou a falar e deixa essa tarefa aos nossos pais, o que é bom para todos.

A segunda ocupação importante de Deus é escutar as nossas orações. Isto dá-lhe muito trabalho, com certeza, porque há algumas pessoas, como os padres e as Irmãs, que rezam a toda a hora e não só quando se vão deitar. Por isso Deus não tem tempo para ver televisão ou jogar à Play Station. Ele já deve estar tão habituado a ouvir toda a gente que às vezes nem nos deixa falar para saber o que queremos.

Deus também vê tudo o que a gente faz. Não vale a pena pedir-lhe aquilo que os nossos pais não nos dão porque ele já sabe o que se passa.

Os ateus são pessoas que não acreditam em Deus. Eu acho que há menos gente dessa entre os que vão à igreja.

Jesus é o filho de Deus. Ele está na cruz apesar de ter feito muitas coisas fixes, como andar sobre as águas, multiplicar os pães, ressuscitar os mortos e ensinar aqueles que não queriam aprender. Eu acho é que alguém se cansou dos seus sermões e o matou. Jesus é mesmo bom porque voltou a viver apesar de o vermos sempre na cruz. Ele ajuda o Pai a escutar as nossas orações e de vez em quando vem visitar-nos.

Temos de ir à igreja aos Domingos e também à catequese porque Deus fica contente e a gente também. É melhor fazer as outras coisas que mais gostamos no Domingo à tarde porque assim temos mais tempo.

Se não acreditas em Deus ficarás muito só porque os teus pais não podem estar sempre contigo enquanto Ele está sempre disponível. É bom saber que Ele está presente quando tens medo do escuro ou quando não sabes nadar bem. Mas não penses que Deus quer fazer as coisas em teu lugar.

Eu nunca vi Deus, mas sei que Ele me vê mesmo quando jogo às escondidas. Também sei que um dia irei vê-lo, como já aconteceu com a minha avó.

Por isso eu acredito em Deus.”

É caso para concluir, parafraseando alguém num certo concurso: Não sei tanto como uma criança de 8 anos!

 

Ver também:

Pelo sinal da Trindade

O nome de Deus

 

Sem comentários: