quinta-feira, 21 de julho de 2016

Falando em parábolas



5ª feira – XVI semana comum

Diz Jesus no Evangelho de hoje:
- É por isso que lhes falo em parábolas…

Um anjo curioso quis dar algumas sugestões a Jesus antes dele encarnar no seio da Virgem Maria. Disse o anjo:
- Jesus, seria ótimo que nascesses no ano de 2016, pois lá vai ter TV, rádio, jornais, internet, telemóveis, Facebook, Twiter, Skype, blogs, tanta Mídia para espalhar mais rapidamente a tua mensagem; ninguém iria duvidar. E não será difícil comunicar…
Jesus respondeu que iria nascer em uma época onde nem energia tinha, onde o Evangelho teria que ser passado de boca em boca.
O anjo não entendeu o porquê, e continuou dando as suas sugestões:     - Mas então o teu ministério tem que durar anos, com uma grande escola, para que lá seja bem explicada a mensagem do teu reino.
Jesus respondeu que não ia fazer nada disso, mas que iria fazer o seu ministério por volta de 3 anos e com um pequeno grupo de 12 discípulos, em que a maioria não seriam nem mesmo letrados.
O anjo ficou meio constrangido, mas insistiu em dar um último conselho:
- Está bem, meu Jesus, mas pelo menos escreve em grandes teses a mensagem que queres passar, para que não tenham dúvidas da sua compreensão.
Jesus olhou para o anjo e pacientemente falou:
- Meu Anjinho, eu não vou escrever nada; vou deixar para que anos depois alguns escrevam o meu Evangelho. O que vou fazer é contar pequenas parábolas, de dois ou três minutos, para quem estiver a passar consiga levar consigo a mensagem do Reino de meu Pai em pequenas histórias. Porque o mais importante não é a forma, e sim o conteúdo transformador que a mensagem tem!
O poder do Evangelho do Reino de Deus é tão grande que não importa a forma. E cabe em grandes pregações ou em pequenas histórias que Ele vai escrevendo na vida de cada um.  




Sem comentários: