sábado, 26 de outubro de 2019

XXX semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – Amai a justiça, vós que governais a terra, tende para com o Senhor sentimentos perfeitos e procurai-O com simplicidade de coração.
2ª – Tudo isto é obra do Senhor, criador do mundo, que dispõe todas as coisas em paz e concórdia, comunicando os seus bens a todas as criaturas.

2ª feira
1ª – Assim pensam os ímpios, mas enganam-se, porque a sua malícia os cega. Ignoram os segredos de Deus e não esperam que a santidade seja premiado.
2ª – Mais vale desagradar aos homens néscios e insensatos, orgulhosos e presumidos na arrogância das suas palavras, do que ofender a Deus.

3ª feira
1ª – O fruto dos bons trabalhos é cheio de glória e a raiz da inteligência é imortal.
2ª – Nada é impossível a Deus, exceto a mentira. Reavive-se, portanto, a nossa fé n’Ele e acreditemos que tudo Lhe é possível.

4ª feira
1ª – Os que santamente tiverem guardado as coisas santas serão reconhecidos santos e quem nelas se tiver instruído encontrará segura defesa.
2ª – Esforcemo-nos por ser contados entre o número daqueles que O esperam, para merecermos tomar parte nos dons prometidos.

5ª feira
1ª – A Sabedoria sendo única, ela tudo pode; e imutável em si mesma, tudo renova.
2ª – Em nós e em todas as coisas está impressa a imagem criada da Sabedoria eterna. O Senhor considera toda a sabedoria que há e se manifesta em nós como participação de Si mesmo.

6ª feira
1ª – A sabedoria estende o seu vigor dum extremo ao outro da terra e tudo governa excelentemente.
2ª – É mais cortante esta Palavra que uma espada de dois gumes, porque é mais incisiva que todo o poder e toda a força, mais subtil que toda a agudeza humana, mais penetrante que toda a sabedoria e todas as palavras da subtileza humana.

Sábado
1ª – Vós amais tudo quanto existe e não odiais nada do que fizestes; porque, se odiásseis alguma coisa, não a teríeis criado.
2ª – Com a providência o criei e, ao contemplar-Me nele, fiquei encantado com a beleza da minha criatura, porque foi do meu agrado criar o homem à minha imagem e semelhança com especial providência.

Santoral

27/10
O humilde não se exalta com a prosperidade, nem se perturba com a adversidade; não pede serviços nem os impõe… A humildade anda sempre acompanhada pela bondade. Assim como não sabe ofender ninguém, também não se queixa das afrontas.

28/10
Estes bem-aventurados discípulos foram colunas e fundamento da verdade. Deles diz o Senhor que os enviou como Ele próprio foi enviado pelo Pai.

1/11
1ª – Sois digno de receber o livro e de abrir os selos, porque fostes imolado e resgataste para Deus e fizestes deles, para o nosso Deus, um reino de sacerdotes que reinarão sobre a terra.
2ª – Os santos não precisam das nossas honras e nada podemos oferecer-lhes com a nossa devoção. Realmente venerar a sua memória interessa-nos a nós e não a eles.

2/11
Morramos pois com Cristo para vivermos com Ele. Seja nosso exercício diário o amor da morte, a fim de que a nossa alma, pelo afastamento dos desejos corpóreos, aprenda a elevar-se para as alturas.



Sem comentários: