segunda-feira, 14 de outubro de 2019

XXVIII semana comum


Ofício de leitura

Domingo
1ª – A glória deste novo templo será maior que a do antigo, diz o Senhor. E neste lugar farei reinar a paz.
2ª – Uma vez possuída a paz de Cristo, facilmente conservaremos a vida da alma e poderemos orientar a nossa vontade para a prática perfeita das virtudes.

2ª feira
1ª – Nesse dia, diz o Senhor do Universo, tomar-te-ei, meu servo, e guardar-te-ei como um anel de sinete, porque te escolhi.
2ª – Todos os fiéis que ama a Deus e ao próximo, embora não bebam o cálice da paixão corporal, bebem no entanto o cálice do amor do Senhor.

3ª feira
1ª – Assim fala o Senhor: voltai para Mim, e Eu voltarei para vós.
2ª – Quem dera que os meus méritos me tornassem dignos de que a minha lâmpada ardesse sempre, durante a noite, no templo do meu Senhor, para iluminar a todos os que entram na casa do meu Deus.

4ª feira
1ª – Assim fala o Senhor: se andares nos meus caminhos e guardares os meus preceitos, administrarás o meu templo, guardarás os meus átrios, e Eu te darei lugar entre os meus amigos.
2ª – A si mesmo se chama lâmpada porque sendo Deus por natureza, se fez homem para comunicar a sua luz. E chamou candelabro à sua Igreja, porque nela resplandece a Palavra de Deus mediante a pregação, para iluminar com o esplendor da verdade todos os que habitam neste mundo.

5ª feira
1ª – Naqueles dias dez homens de todas as línguas faladas entre as nações hão de agarrar um judeu pela orla do manto dizendo: Queremos ir na vossa companhia, porque ouvimos dizer que Deus está convosco.
2ª – Não julgues que és atraído contra a tua vontade: a alma também é atraída pelo amor.

6ª feira
1ª – Quem por ódio repudia a mulher, diz o Senhor, cobre com injustiça a sua veste. Portanto, respeitai a vossa vida e não sejais infiéis.
2ª – Também é verdadeiro sacrifício o próprio homem, que se consagra e oferece a Deus, enquanto morre para o mundo a fim de viver para Deus.

Sábado
1ª – Vou enviar o meu mensageiro para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais.
2ª – Quer ajude o mundo, quer receba dele ajuda, a Igreja tem em vista um único fim; a vinda do reino de Deus e a salvação de todo o género humano.

Santoral

14/10
Se é glorioso para o soldado deste mundo regressar triunfador à sua pátria depois de vencer o inimigo, quanto mais singular e maior glória será voltar triunfante ao Paraíso depois de vencer o diabo. Nas perseguições a terra fecha-se, mas abre-se o céu; o anticristo ameaça, mas Cristo defende-nos; dá-se a morte, mas segue-se a imortalidade. Na perseguição premeia-se o espírito de luta; na paz, a boa consciência.

15/10
Estando presente tão grande amigo e tão generoso capitão, Jesus Cristo, tudo podemos suportar. Ele é ajuda e dá forças; nunca falta; é verdadeiro amigo.

16/10
As pedras vivas que se destinam à edificação da Jerusalém celeste devem ser polidas neste mundo pelo sofrimento e que é necessário que passem por muitas tribulações para alcançar a glória suprema.
16/10
Deste divino Coração brotam sem cessar três canais de graça. O primeiro é o da misericórdia para com os pecadores. O segundo é o da caridade, como auxílio para que superem todas as dificuldades. O terceiro é de amor e luz para os seus amigos perfeitos que deseja unir a si.

17/10
Não queirais ter ao mesmo tempo o nome de Jesus Cristo na boca e desejos mundos no coração.

18/10
1ª – Foi em Antioquia que se deu pela primeira vez aos discípulos o nome de cristãos.
2ª – Nosso Senhor ensina-nos umas vezes por palavras e outras por ações. As suas próprias obras são preceitos, pois com elas nos dá a conhecer o que devemos fazer.

19/10
Meu Deus, como tenho pena de que não sejais ainda conhecido nesta terra, que esta região selvagem ainda não esteja inteiramente convertida a Vós e que o pecado ainda não tenha sido completamente exterminado aqui.

19/10
Pensar e meditar na paixão de Cristo é caminho excelente e perfeito para chegar à união espiritual com Deus. O amor é força que une e faz seus os tormentos do Bem que se ama.



Sem comentários: