domingo, 9 de junho de 2024

Uma fotografia de família


Ano B – X domingo comum

 

No Evangelho de hoje Jesus convida-nos a tirar um retrato de família com ele.

Quem deve pousar na fotografia da família de Jesus?

À primeira vista pensavam que deviam pousar sua mãe, seus primos, primas, tios e tias…

Mas Jesus corrige:

- Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Isto quer dizer que, por exemplo, Maria sua Mãe vai ficar na fotografia não por o ter dado à luz, mas por cumprir a vontade de Deus.

Todos nós cabemos na fotografia da família de Jesus, não por sermos parecidos com ele, nem por termos os mesmos laços de sangue, mas por cumprirmos a Palavra de Deus.

 

Como ficar na fotografia da família de Jesus

Quando alguém tira uma fotografia quer ficar de cara alegre, de sorriso rasgado e com uma expressão de felicidade.

Assim toda família de Jesus que é constituída por cada um de nós, deve mostrar alegria e satisfação, por fazer parte do grupo e por cumprir a vontade de Deus. Quem não está feliz ou cumpre os preceitos de Deus apenas por obrigação e sem satisfação, fica mal na fotografia.

 

Quando somos convidados a  tirar uma fotografia da família Jesus?

Quando rezamos a oração do Pai Nosso integramo-nos na família de Jesus de 3 maneiras:

- Chamando a Deus nosso pai, pois somos todos filhos seus.

- Partilhando o pão e o perdão, pois somos  todos irmãos, iguais uns aos outros, com a mesma condição de santos e pecadores.

- Pedindo a ajuda para cumprir a vontade de Deus aqui na terra e lá no céu, pois quem faz a vontade de Deus é que é irmão, irmã e mãe de Jesus.

 

À margem

Os familiares de Jesus foram falar com ele para o levarem para casa… pois tinham ouvido dizer que ele estava fora de si, ou seja, que tinha enlouquecido.

De facto, quando nós só prestamos atenção àquilo que ouvimos ou ao que os outros dizem, corremos o risco de fazer grandes asneiras.

Não basta ouvir, é preciso ver, contactar, interagir com a pessoa de quem se fala.

Afinal eles é que tinham enlouquecido e estavam fora de si por 2 motivos:

- Porque não somos nós a falar com Jesus, mas é ele que deve falar connosco. Ou seja, não é ele que nos deve escutar, mas somos nós que devemos ouvi-lo.

- Porque não é ele que nos deve acompanhar, mas somos nós que o devemos seguir.

Os seus familiares estavam a fazer precisamente o contrário.

Assim, quando eu fizer alguma oração, novena, peregrinação ou promessa, não farei isso para mostrar a Deus o que eu preciso dele, mas para que Deus me mostre o que precisa de mim.

 

Ver também:

Ser obediente é ser irmão

A família de Jesus

Quem são meus irmãos

Minha mãe e meus irmãos

Grande família

Quem é minha mãe

Dimensões comunitárias

Exemplo da mãe de Deus

Aproximar-se

 

Sem comentários: