terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Quem é minha mãe


3ª feira – III semana comum
Assim explicou o Papa Francisco em Banguecoque (Tailândia) a 21/11/2019):
“Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?
Com esta pergunta, Jesus desafiou toda a multidão que o ouvia a interrogar-se sobre algo que poderia parecer tão óbvio como certo:
Quem são os membros da nossa família, aqueles que nos pertencem e aos quais nós pertencemos?
Deixando a pergunta ressoar neles de forma clara e nova, responde: Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.
Deste modo bane não só os determinismos religiosos e legais de então, mas também toda a pretensão de quem poderia julgar-se com direitos preferenciais sobre Ele. O Evangelho é convite e direito gratuito para quantos o querem escutar.”























São Tomás de Aquino
Um dia em Nápoles, estando Frei Tomás de Aquino em adoração a Jesus Crucificado, conforme testemunharam muitos presentes, o Senhor Jesus dirigiu-lhe estas palavras:
- Escreveste bem sobre Mim, Tomás. Que recompensa queres?
- Nada mais que a Vós, Senhor. – Respondeu ele.
Ele podia muito bem pedir mais saúde, mais anos de vida, mais inteligência, mais compreensão…
Mas ele sabia que quem Deus tem, tudo tem.
 Morreu em 1274, aos 49 anos. Foi canonizado em 1323 por João XXII:
“Tomás sozinho iluminou a Igreja mais do que todos os outros doutores, Tantos são os milagres que fez, quantas as questões que resolveu.”

Ver também:



Sem comentários: