domingo, 23 de junho de 2024

O Senhor que acalma o mar


Ano B – XII domingo comum

Podemos interpretar de 3 maneiras diferentes a barca atormentada pela tempestade do evangelho de hoje.

 

1ª – Interpretação Eclesiológica

Tradicionalmente é identificada com a comunidade (a Igreja ou a Humanidade). Esse barco é a imagem da Igreja que navega no mar deste mundo entre perigos e contradições. Às vezes parece que Jesus está dormindo e nos deixa sozinhos. Temos a impressão de que as dificuldades vão afundar esta barca de Pedro. Porém, na hora certa, Jesus acalma a tempestade e nos dá a paz. Ao longo da história quantas vezes a Igreja em dificuldades e contradições parecia sucumbir? Mas a última palavra é sempre de Deus, pois a Igreja é seu projeto.

 

2ª – Interpretação Cristológica

Este episódio pode ser a metáfora ou a parábola da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Uma tempestade abateu-se sobre Jesus com a acusação, julgamento e condenação. Com a morte na cruz, os discípulos ficaram assustados e pensaram que tudo estava acabado. Cristo, porém, acordou do sono da morte na ressurreição e deu-lhes a paz – Sou eu não temais.

 

3ª – Interpretação individual

É isto o que nos acontece pessoalmente. A barca em dificuldades é, afinal de contas, a vida de cada um. Quando as dificuldades se multiplicam, parece que tudo se afunda sob os nossos pés. Mas temos que continuar pedindo ajuda a Cristo que parece adormecido ou ausente. Na realidade Ele nunca nos abandona, apesar de nós o abandonarmos ou deixarmo-nos adormecer. Com Ele venceremos todas as tempestades, todas as dificuldades, porque é mais forte do que o pecado, a doença ou a morte.

 

À margem

As 3 perguntas e suas respostas do evangelho de hoje.

- Porque é que surgiu uma tempestade?  

- Jesus permitiu que a barca enfrentasse uma tempestade para que os discípulos chegassem à conclusão que os amigos de Jesus não estão livres de dificuldades e tempestades. Em geral nós dizemos – o que é que eu fiz para que Deus me mande esta tormenta? As dificuldades acontecem a todos, até mesmo aos amigos de Jesus.

 

- Por que é que Jesus dormia no meio da tempestade?

- Pra que os discípulos pudessem pedir-lhe ajuda. Se ele estivesse acordado não precisariam de pedir socorro.

 

- Por que é que concluíram que até o vento e o mar obedeciam a Cristo?

- Para que todos não esquecessem que também deviam obedecer a Cristo. No meio das dificuldades e de toda a espécie de violência ninguém esqueça de obedecer, como nos lembra o vento e o mar neste episódio.

 

Para cantar:

Põe tua mão na mão do meu Senhor 

da Galileia,

põe tua mão na mão do meu Senhor 

que acalma o mar.

Meu Jesus, que cuidas de mim 

noite e dia sem cessar!

Põe tua mão na mão do meu Senhor 

que acalma o mar.

 

Para ouvir

clicar AQUI

 

Para rezar

Hino da Liturgia das Horas

 

1. Se me envolve a noite escura

E caminho sobre abismos de amargura,

Nada temo porque a Luz está comigo.

 

2. Se me colhe a tempestade

E Jesus vai a dormir na minha barca,

Nada temo porque a Paz está comigo.

 

3. Se me perco no deserto

E de sede me consumo e desfaleço,

Nada temo porque a Fonte está comigo.

 

4. Se os descrentes me insultarem

E se os ímpios mortalmente me odiarem,

Nada temo porque a Vida está comigo.

 

5. Se os amigos me deixarem

Em caminhos de miséria e orfandade,

Nada temo porque o Pai está comigo.

 

6. Se me envolve a noite escura

E caminho sobre abismos de amargura,

Nada temo porque a Luz está comigo.

 

(Completas (II) de Domingo

Letra de Manuel de Jesus Ferreira (século XX)

 

Ver também:

No mar da vida

Navegar com Jesus

Envergonhados

Jesus dormia

Tempestade e bonança

 

Sem comentários: